dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Manejo  
Encontro traz novas perspectivas sobre uso de minhocas
Cientistas de nove países estarão reunidos em Curitiba (PR), de 13 a 15 de outubro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
11/10/2010

Minhocas são bastante conhecidas por seus usos tradicionais, tais como isca para pescaria e produção de húmus para adubação. Mas estes animais podem ser utilizados para finalidades mais nobres, como proteger a integridade física dos solos, minimizar o uso de pesticidas e fertilizantes, aumentar a produtividade e os recursos orgânicos dos solos e indicar a qualidade ambiental de uma região.

Para discutir resultados de pesquisa sobre estes animais, cientistas de nove países vão estar reunidos em Curitiba/PR de 13 a 15 de outubro, durante o 4º Encontro Latino Americano de Ecologia e Taxonomia de Oligoquetas (Elaetao 4). 

Tradicionalmente, o uso das minhocas como indicadoras da qualidade do solo é feito de modo empírico pelos produtores rurais, mas levantamentos científicos mostram que seu potencial como bioindicadoras pode ser mais bem explorado. Devido à importância ecológica das espécies de minhocas, estudar a composição das suas comunidades em diferentes ecossistemas é um importante ponto de partida para entender seus efeitos potenciais no solo e na produtividade vegetal. Como podem ter uma influência distinta sobre estes processos, sua influência, tanto positiva quanto negativa, precisa ser estudada.

Existem poucos especialistas no mundo sobre o assunto, mas a tendência é que está área comece a se expandir pelo potencial que tem sido verificado de uso dos resultados de pesquisa. No Brasil, já foram realizados levantamentos em praticamente todos os biomas e em muitos sistemas produtivos.

Os dois primeiros dias do evento estão reservados para palestras, sessão de pôsteres e relatos de casos. No último dia acontecem dois workshops.

Entre os diversos trabalhos a serem discutidos, algumas experiências brasileiras:
- Minhocas como bioindicadores de qualidade do sistema plantio direto na palha;
- Percepção de agricultores sobre o potencial da minhoca na avaliação da qualidade do solo em agroecossistemas;
- Microdrilos aquáticos como indicadores de perturbação;
- Minhocultura como tecnologia social em assentamentos rurais no Território Sul de Sergipe.

Também serão apresentadas experiências dos Estados Unidos e México.

O 4º Elaetao é uma promoção da Embrapa Florestas (Colombo/PR), Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, com apoio da Fundação Agrisus, Fundação Araucária, Capes e CNPq. (Katia Pichelli)

* Serviço:
Data: de 13 a 15 de outubro de 2010
Local: Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido – Curitiba/PR) - Bloco Vermelho - Sala 2E
Horário: 9h30 às 17h30
Site do evento: http://www.elaetao4.com/index.html

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Bioindicadores
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada