dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Produtos e serviços    
Tecnologia garante qualidade da safra de milho
Opera® contribui para o maior enchimento de grãos e espigas maiores, além da ação fungicida, o que significa qualidade superior e maior valor agregado ao produto.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Basf
15/10/2010

Para a safra 2009/10, a estimativa é que a produção brasileira de milho seja de 53,459 milhões de toneladas. O Brasil se destaca mundialmente como um dos maiores produtores do grão. O clima tropical favorece a cultura que demanda umidade e calor durante quase todo o ciclo. Entre dezembro e janeiro do ano passado o Brasil exportou 7,13 milhões de toneladas de milho. A tecnologia vem se mostrando uma aliada dos agricultores para garantir a quantidade e qualidade do produto.

O já consagrado fungicida Opera® desenvolvido pela Divisão de Proteção de Cultivos da BASF, possui alta performance no controle das principais doenças do milho como a ferrugem-polisora e a mancha-foliar. Além do controle efetivo das doenças, o fungicida potencializa a qualidade das lavouras com os benefícios AgCelence®. “Opera® contribui para o maior enchimento de grãos e conseqüentemente espigas maiores, o que significa qualidade superior e maior valor agregado ao produto. O uso de Opera® gera em média um aumento de produtividade médio de 10%. Porém, para a obtenção desses resultados, é imprescindível sempre consultar um engenheiro agrônomo”, explica o gerente de Cultivos Soja e Milho da BASF, Rogério Diacov.

As pragas que atacam a cultura também devem estar no foco de atenção dos produtores. Uma das principais pragas que compromete a cultura do milho é a lagarta-elasmo. A forma adulta da lagarta-elasmo é uma pequena mariposa, medindo cerca de 20 mm de envergadura, apresentando coloração cinza-amarelada. Os maiores prejuízos para a cultura do milho são causados nos primeiros 30 dias após a semeadura. A cultura também é alvo da lagarta-do-cartucho, do percevejo barriga-verde, dos corós entre outras. Entre as doenças estão as ferrugens e a cercosporiose. Gramíneas e folhas-largas são as plantas daninhas que mais comprometem a cultura.

Diacov alerta que doenças, plantas daninhas e pragas de solo e aéreas podem ocasionar sérios prejuízos econômicos, reduzindo significativamente a produtividade da lavoura. Para combatê-las, é de extrema importância que o agricultor realize o manejo adequado da lavoura como o uso de defensivos que proporcionam ganhos de produtividade e rentabilidade. A fim de contribuir para a solução dos problemas fitossanitários, a BASF dispõe do inseticida Standak®, utilizado no tratamento de sementes e indicado para o controle das principais pragas que ocorrem na fase inicial do desenvolvimento das plântulas de milho. O inseticida fisiológico Nomolt® 150, que inibe a síntese de quitina interferindo no crescimento dos insetos e o Imunit®, inseticida com duplo modo de ação, com efeito residual e de choque, é indicado para o controle rápido de lagartas em diferentes estágios de desenvolvimento.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada