dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Premiação  
Estudo de Botucatu sobre fitoterápicos ganha prêmio internacional
Trabalho avalia colheita e adubação nitrogenada na produção de óleo essencial
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Unesp
26/10/2010

Um trabalho desenvolvido por Maria Izabela Ferreira (foto ao lado), mestranda em Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, sob a orientação do professor Lin Chau Ming, foi premiado como o melhor apresentado na forma de pôster da área de Plantas Medicinais e Aromáticas, no 28º Congresso Internacional de Horticultura, realizado de 22 a 27 de agosto em Lisboa, Portugal. O trabalho premiado foi realizado com auxílio da Fapesp e teve como co-autores Milena Provazi, Marcia Ortiz Maio Marques, José Abramo Marquese e Lin Chau Ming.

Promovido pela Sociedade Internacional pela Ciência da Horticultura, o congresso é o maior e mais importante evento científico da horticultura no mundo. Mais de três mil e quinhentas pessoas participaram da sua 28ª edição.

Intitulado “Teor de óleo essencial e safrol em Piper aduncum L. em diferentes colheitas e dosagens de nitrogênio”, o estudo de Maria Izabela concorreu com outros de 31 países. Foi iniciado ainda durante a graduação da autora, em Ciências Biológicas, no Instituto de Biociências, de Botucatu, e finalizado durante a sua pós-graduação, paralelamente ao seu projeto de mestrado. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento internacional do trabalho feito na Unesp e agradeço ao professor Lin, que sempre nos orienta a fazer pesquisas que atendam as demandas da sociedade”, afirmou a vencedora.

Jaborandi

O trabalho de Maria Izabela busca verificar a influência de diferentes colheitas e dosagens de nitrogênio no teor e no rendimento de óleo essencial e safrol na Piper aduncum, espécie popularmente conhecida como pimenta-de-macaco ou pimenta-longa, na Amazônia, e jaborandi, nhaborandi ou nhaguarandi, na região Sudeste.

Essa planta medicinal e aromática está presente em praticamente todo o território brasileiro e em boa parte da América do Sul. Utilizada frequentemente como agente antimicrobiano, fungicida e larvicida, ela contém safrol como um dos componentes de seu óleo essencial, elemento com vasta aplicação na indústria química e farmacêutica.

Em experimento conduzido em áreas do Departamento de Produção Vegetal da FCA, a influência das colheitas e da adubação nitrogenada foi avaliada por meio da aplicação de cinco dosagens de nitrogênio e colheitas em quatro estágios diferentes. O óleo essencial da planta foi obtido por um método denominado hidrodestilação, e sua análise química foi feita pela pesquisadora Márcia Ortiz Maio Marques, do Instituto Agronômico de Campinas.

Os resultados indicaram que os estágios de colheita e a aplicação de nitrogênio em cobertura, conforme as doses aplicadas, podem provocar alterações no metabolismo secundário da espécie, incrementando a produção de óleo essencial.

Para Maria Izabela, o interesse que seu trabalho despertou se deve ao rigor e à originalidade do experimento e, sobretudo, à aplicabilidade do estudo. “O safrol é utilizado como matéria-prima da heliotropina, um importante fixador de fragrâncias”, explica a pesquisadora. “Também tem aplicação como fragrância em produtos como ceras de assoalho, pomadas, sabões, detergentes e produtos de limpeza. Na indústria farmacêutica é utilizado como matéria-prima na preparação de fármacos como a dopamina, o isoproterenol e outros.” 
 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Horticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada