dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/02/2017            
 
 
    
Máquinas e Implementos    
O manual do operador como ferramenta de quem não pode parar na lavoura
A falta de hábito da leitura deste recurso é uma grande responsável por baixo rendimento e desempenho insatisfatório com um alto custo operacional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Massey Ferguson
17/11/2010

No campo, cada segundo é precioso. O produtor sabe o valor que se perde quando uma máquina fica parada na lavoura por problema mecânico. O que muitas vezes ele não sabe é que algumas das intercorrências com os equipamentos são resultado de falta de atenção, manutenção inadequada e erros de operação. A solução passa pela leitura e consulta constante ao manual do operador. A falta de hábito da leitura deste recurso é uma grande responsável por baixo rendimento e desempenho insatisfatório com um alto custo operacional.

Quando a manutenção, seja ela preventiva ou periódica, é feita com os devidos cuidados seguindo as recomendações do fabricante,  a vida útil do equipamento se prolonga e as despesas de reparos e os custos de manutenção diminuem. É importante também que, quando há reparos a serem feitos, que sejam em oficinas autorizadas e reconhecidas pela Fábrica. Só assim poderá ter-se a certeza de as  peças de reposição  sejam originais e que a mão-de-obra empregada seja qualificada.

Alguns pontos que são fáceis de serem controlados e que poderão evitar sérios aborrecimentos incluem: Pontos de lubrificação, lubrificantes aditivos recomendados e filtros, cuidados com o motor, eixos dianteiro e traseiro, direção, embreagem, sistema elétrico, lastreamento do trator e a conservação em períodos inativos.

É fato de que a importância da manutenção correta e sistemática precisa ser sempre estimulada. Para isso, cada vez mais a indústria de maquinário agrícola adota um padrão de fácil acesso aos componentes mecânicos que precisam ser verificados com frequência. Hoje, é muito mais fácil manter seu trator, implemento ou colheitadeira com a manutenção em dia. Cada vez menos se veem tratores que dificultam o acesso ao motor ou a bateria, por exemplo. Da mesma forma, o acesso a assistência técnica especializada ficou facilitado com as grandes marcas ampliando cada vez mais sua atuação e disponibilidade neste fronte.

Com as facilidades de manutenção propostas pela evolução do maquinário agrícola é constatado também um aumento na complexidade da operação do equipamento. Este aspecto torna ainda mais importante a consulta no referencial teórico que é o manual do operador. As novas tecnologias são desenvolvidas para o aumento da produtividade na lavoura, mas com a operação errada pode-se perder este valoroso acréscimo.

Com absoluta certeza, o Manual do Operador é certamente a ferramenta de apoio mais importante que acompanha o trator. O hábito de leitura deste Manual por parte do usuário, deve ser estimulado por técnicos e proprietários de máquinas. Infelizmente, é por falta de conhecimento de princípios básicos nele contido, que  operadores cometem erros que acabam gerando prejuízos bastante significativos que poderiam ser evitados.

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Humberto
17/11/2010 - 18:51
Muito bem observado Omar, mas fica ainda uma d·vida. Serß que as empresas de mßquinas disponibilizam o manual em pdf? Pois hß muitas mßquinas usadas e semi novas sem manual trabalhando no paÝs.

Omar Zilch
15/12/2010 - 15:31
Prezado Humberto,

O Manual do Proprietßrio Ú um item que acompanha todo produto novo, desde sua saÝda de Fßbrica. + sempre entregue ao primeiro cliente comprador. A reposiþÒo deste, sempre que solicitada, deverß ser feita junto a Concessionßria Massey Ferguson de sua regiÒo. Procure o departamento de peþas da Concessionßria, pois esta literatura estß cadastrada como um item reposiþÒo. Por esta razÒo, s¾ poderemos enviar ao Concessionßrio solicitante, mediante faturamento.

Grato pela compreensÒo.

Omar Zilch

anderson
12/12/2015 - 19:58
infelizmente a autorizada massey ferguson de minha cidade (TRATORAL) tem funcionarios despreparados,que quando solicitei o manual do operador fui informado que não vendiam lá tampouco faziam o pedido direto na fabrica,liguei para a massey de recife(dafonte) e fui informado a mesma coisa.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Máquinas e Implementos - Artigos já Publicados

Massey Ferguson
Palha que vira energia
01/11/2011

Branco
E se você pudesse tirar energia do lixo?
18/08/2011

Cia Caetano Branco
Garantindo energia e produtividade
26/07/2011

AgroPlan-UFV
Equipamento de baixo custo para produção de biodiesel
05/07/2011

Massey Ferguson
Necessidade do presente, padrão do futuro
21/06/2011

Massey Ferguson
Novidades na agricultura de precisão
03/05/2011

Massey Ferguson
Boas perspectivas
31/03/2011

Massey Ferguson
Conforto que gera resultado
24/02/2011

Massey Ferguson
O trator ideal
21/01/2011

Massey Ferguson
Precisão na lavoura e no bolso
17/12/2010

Semeato
Semeadoras prontas para o próximo plantio
06/05/2010

Colombo
Colheita mecanizada do feijão: Sempre um desafio
24/03/2010

Semeato
Semeadura de culturas de inverno
22/02/2010

Semeato
Problemas na semeadura: de quem é a culpa?
12/11/2009

Mecmaq Solomaq
Calda Pronta
05/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
06/03/2017
Expodireto Cotrijal 2017
Não-me-Toque - RS
06/04/2017
IV Encontro Nacional da Soja
Londrina - PR
18/04/2017
IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Porto Alegre - RS
01/05/2017
Agrishow 2017
Ribeirão Preto - SP
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada