dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    

 

A atividade agrícola utiliza inúmeros tipos ou formas de energia, cada uma delas representa uma gama enorme de aplicações, sem falar dos processos e transformações envolvidas, mas em geral as formas de energia utilizadas na agricultura poderiam se resumir à energia potencial, energia cinética, energia eletromagnética e energia nuclear.

A energia potencial se refere a uma possibilidade, ou seja, a energia está “armazenada” em um estado latente ou se preferir “dormente”, portanto, não está atuando naquele instante, mas PODE atuar a qualquer momento, bastando um “gatilho”, ou ação que POTENCIALMENTE libere esta energia. A agricultura usa e armazena muita energia potencial!!! Uma das mais importantes é a energia potencial química recorrente a todas as reações bioquímicas e fotossintéticas (ligação de moléculas, quebra de moléculas, ATP, etc.). Enfim, o termo agroenergia é sinônimo de energia potencial química.

O biodiesel é POTENCIALMENTE uma fonte de energia, mas é preciso que o mesmo seja utilizado em um motor diesel de tal forma que a energia armazenada nas moléculas de biodiesel (ésteres) seja liberada a fim de mover um pistão que através de um mecanismo biela-manivela fará girar um eixo (eixo de manivelas ou virabrequim), que movimentará um trator. Por outro lado se o biodiesel for usado, por exemplo, somente como lubrificante, este não liberará sua energia POTENCIAL, aliás, as empresas que extraem petróleo nem querem que suas perfuratrizes comecem a liberar a energia potencial do biodiesel, pois o interesse é somente que o mesmo as lubrifique.

Retomando o exemplo do virabrequim, este movimento rotativo proveniente da conversão da energia potencial química do biodiesel, se refere a outro tipo de energia, a energia cinética. A palavra cinética vem do grego kinetiké, que significa MOVIMENTO. Portanto a energia cinética é a energia do movimento, e envolve principalmente as grandezas aceleração (rotativa ou linear), velocidade (rotativa ou linear) e a massa de um corpo, de tal forma que a energia cinética é proporcional a MOVIMENTAÇÃO de uma massa a uma velocidade, e uma consideração importante, a energia cinética é muito mais influenciada pela velocidade do que pela massa, assim um objeto, por exemplo, uma caminhão carregado com cana-de-açúcar pesando no total 25 toneladas viajando a 50 km/h tem a mesma energia CINÈTICA que um carro de 800 kg viajando a 280 km/h, perceba que o carro tem 31 vezes menos massa que o caminhão e sua velocidade é somente 5,6 maior que a do caminhão, no entanto o estrago de uma batida com o caminhão e com o carro, nestas condições, é o mesmo.

A energia eletromagnética se trata da interação entre um campo elétrico e um campo magnético, em outras palavras cargas elétricas se movimentando geram um campo magnético e um campo magnético variando (se “movimentando”) faz com que cargas elétricas entrem em movimento (formação de um campo elétrico) - (no fundo é aquela velha questão: quem vem primeiro o ovo ou a galinha). Bem, o importante para a agricultura é que a energia ELETROMAGNÉTICA é transmitida por ondas eletromagnéticas, e de todas as ondas eletromagnéticas a mais conhecida e importante para a agricultura é a LUZ do SOL. Na verdade a energia eletromagnética proveniente da luz do sol é originária das reações atômicas e nucleares que ocorrem no Sol, que em ultima instância são provenientes da energia NUCLEAR. Cabe uma ressalva, se na Terra existem energias (qualquer energia) mesmo a POTENCIAL e a CINÉTICA, é porque o SOL as transferiu. Portanto toda a Agricultura, todos Nós, a Terra inteira, assim como o Sistema Solar todo, existem graças à energia NUCLEAR do SOL.

Desconsiderando a fonte de tudo, a energia NUCLEAR do SOL, em um sistema mais localizado como a agricultura, diversos tipos de energia atuam e se inter-relacionam nas transformações energéticas. E estas transformações sempre estarão relacionadas com uma ou outra das formas potencial, cinética ou eletromagnética. Assim, quando uma grande fazenda resolve instalar um MCH (Mini Central Hidrelétrica), ela está usufruindo de uma queda d´água que armazena energia POTENCIAL gravitacional da água, pois a água está em um nível mais alto, e esta ao descer deste desnível (gatilho) converte a energia potencial gravitacional em energia CINÉTICA da água (este conjunto Potencial/Cinética também é conhecido como energia hidráulica), esta energia cinética faz uma turbina girar (energia hidrodinâmica) que aciona um gerador que transforma este energia CINÉTICA em energia POTENCIAL elétrica que pode ser conduzida até lâmpadas especiais dentro de uma estufa, e estas lâmpadas podem converter a energia potencial elétrica em energia ELETROMAGNÉTICA na forma de ondas eletromagnéticas (LUZ) que tenham uma freqüência específica para melhorar a fotossíntese de uma planta qualquer, assim aumentando o armazenamento de energia POTENCIAL química na forma de glicose e celulose, a celulose por sua vez poderia ser utilizada como combustível sólido que seria queimado em uma caldeira liberando a energia POTENCIAL química e gerando calor que faria as moléculas de água aumentarem sua energia CINÈTICA e por conseqüência sua temperatura, assim fazendo com que a água se evapore e o vapor conduziria esta energia térmica (CINÉTICA das moléculas) para um sistema de destilação de álcool que separaria as moléculas de álcool, que em ultima instância são energia POTENCIAL química convertida da energia NUCLEAR do SOL. Outra derivação da mesma energia potencial elétrica poderia ser a utilização para gerar calor através de resistências elétricas montadas em uma granja de frangos, para aquecê-los no frio, este calor nada mais é do que energia térmica irradiada (energia ELETROMAGNÉTICA) das resistências elétricas como ondas eletromagnéticas, entre elas a mais intensa é o infravermelho, estas ondas infravermelho agitam as moléculas de ar na granja aumentando assim a energia CINÉTICA destas, elevando, por conseguinte a temperatura do ar da granja.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Pablo Radamés
23/10/2012 - 23:05
Matéria de excelente qualidade. Gostei muito, está de parabéns.

Orlando Possuelo
03/03/2015 - 13:37
Ótima matéria, exemplificando muito bem as diversas transformações energéticas que acontecem nos sistemas agronômicos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Energia na Agricultura - Artigos já Publicados

Energia Elétrica na Agricultura - Parte 1
02/06/2014

A agricultura e o desperdício de energia/alimento
26/11/2013

A energia da agricultura e a pegada ecológica
23/10/2013

As Eras Energéticas e a Agricultura
09/08/2013

Sustentabilidade, agroecossistemas e energia
06/02/2013

Petróleo na agricultura - Petroquímica
06/06/2012

Petróleo na agricultura - gás natural
27/02/2012

Petróleo na agricultura - diesel
02/12/2011

Petróleo na agricultura - Introdução
07/10/2011

Recursos energéticos e agricultura no Brasil
24/08/2011

Utilização de energia na agricltura - Parte IV
09/05/2011

Utilização de energia na agricultura – Parte III
14/03/2011

Utilização de energia na agricultura – Parte II
31/01/2011

Utilização de energia na agricultura - Parte I
28/12/2010

Na agricultura produzimos ou transformamos a energia?
14/10/2010

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada