dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     04/03/2024            
 
 
    

A série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), acaba de lançar a 2ª edição da Cultura da Batata (Solanum tuberosum L.), planta herbácea anual nativa da América do Sul, cultivada no altiplano andino há mais de 8 mil anos. Introduzida na Europa no final do século XVI, em pouco tempo, tornou-se a base alimentar não apenas dos europeus, mas também de vários povos de outros continentes.

Na atualidade, a batata é a terceira fonte alimentar mais importante no mundo, apenas superada pelo arroz e o trigo. No Brasil, o consumo médio por habitante por ano atinge 15 Kg, ingestão considerada baixa quando comparada aos 70-80 Kg por habitante por anos de países como Alemanha e Holanda.

Entre as hortaliças cultivadas no país, a batata é a mais importante sob o ponto de vista econômico. Sua maior produção está concentrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A publicação traz informações sobre origem e distribuição geográfica; classificação botânica, anatomia e morfologia; cultivares; época de plantio; germinação e propagação vegetativa; desenvolvimento da cultura; zoneamento agroclimático e adaptações ao meio ambiente; estratégias para altas produções; efeitos de reguladores vegetais; pragas e doenças; distúrbios fisiológicos e manejo da cultura.

Assinam esta edição Silvio Tavares, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA), Paulo Roberto de C. Castro, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da ESALQ, Paulo César Tavares de Melo e Simone da Costa Mello, ambos do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da ESALQ. (Alicia Nascimento Aguiar)

Como adquirir

Os exemplares da coleção podem ser adquiridos na Biblioteca ou por envio postal. Outros títulos já publicados podem ser obtidos pelo telefone (19) 3429.4140 (r.210), e-mail: bibpubli@esalq.usp.br ou pelo site www.esalq.usp.br/biblioteca em “Publicações para Venda”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Produção
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada