dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Manejo correto torna fertilizante mais eficaz
Técnicas desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão ajudam a diminuir em até 80% perda do fertilizante ureia no processo de hidrólise
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
25/02/2011

Sem técnicas de aplicação e manejo adequados, muitos fertilizantes, como a ureia, podem se tornar ineficazes, o que acaba comprometendo a produção. Pensando nisso, a Embrapa Arroz e Feijão busca desenvolver técnicas que prometem orientar os produtores nesse aspecto. Esse foi o tema da Palestra sobre Tecnologias para o Aumento da Eficiência de Fertilizantes, do evento Ma Shou Tao 2011, que aconteceu na Fazenda Boa Fé, no município de Conquista, em Minas Gerais, nos dias 16 e 17 de fevereiro.

Segundo Maria da Conceição, pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, a ureia é um fertilizante que, ao ser aplicado ao solo, sofre reação de hidrólise, ou seja, a liberação do gás amônia para a atmosfera. Isso faz com que a eficiência desse fertilizante ureia diminua em até 80%. Para aumentar a eficiência desse fertilizante, existem algumas estratégias de manejo.

– Para evitar que ocorra essa perda da amônia, o mais eficiente é enterrar a ureia a uma profundidade de, pelo menos, cinco centímetros no solo. Mas, para vários produtores, nem sempre essa técnica é possível. Então, a maioria deles prefere aplicar a ureia na superfície do solo. Essa aplicação leva a uma perda significativa do nitrogênio contido nesse fertilizante, o que pode variar em função de umidade do solo, temperatura e quantidade de palha que está na superfície – orienta Maria.

Além disso, a pesquisadora cita estratégias que podem ser desenvolvidas em relação a esses fertilizantes. De acordo com ela, pesquisas têm mostrado que essas tecnologias podem reduzir perdas em até 60%. Mas é preciso analisar também a quantidade de chuvas.

– As que existem no mercado hoje são a de inibição da urease, enzima que faz a transformação da ureia em amônia para retardar essa liberação, e alguns polímeros de liberação lenta e controlada. Se você aplicar a ureia hoje e chover de 20 ou 30 milímetros, amanhã a perda será muito pequena. Mesmo que você use essa tecnologia, não vai fazer diferença. Mas se você aplicar hoje e levar até sete dias sem chuva, com alta temperatura, a reação de hidrólise de ureia ocorre rapidamente – explica.

Além disso, Maria afirma que o fertilizante não é a solução para um manejo inadequado. O bom manejo do solo, o uso de rotação de culturas, a aplicação de fertilizantes nas épocas mais adequadas e a ajuda de um profissional adequado para o planejamento da adubação são quesitos essenciais para a pesquisadora.

– Isso é mais importante que o uso de qualquer produto. O princípio de tudo é fazer um bom manejo, ou seja, aplicar o fertilizante na época adequada e não aplicar quantidades exageradas no ciclo de plantio para evitar a queima das plantas. Os cuidados de manejo são os mesmos de um manejo comum – diz Maria.

Para saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a Embrapa Arroz e Feijão através do número (62) 3533-2110.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
ANDERSON
17/03/2011 - 17:48
Gostaria de saber qual Ú o aproveitamento da UrÚia com Agrotain?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada