dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem    
Floricultores do Vale do Mucuri recebem capacitação técnica
Objetivo é melhorar a qualidade da produção para conquistar novos mercados
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
SEAPA/MG
29/03/2011

Floricultores de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, começam, na primeira quinzena de abril, os treinamentos de capacitação técnica para aprimorar a qualidade da produção e o nível de tecnologia usada na atividade. A região é um importante polo de plantas ornamentais, com produção anual de 350 mil mudas, que abastecem as regiões Nordeste e Sudeste do país. Entre as principais variedades produzidas, estão diversos tipos de palmeiras, mudas frutíferas e de árvores nativas, além de folhagens ornamentais.

Os cursos de capacitação dos floricultores serão dados por técnicos do sistema da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e de outras instituições ligadas à atividade. Há mais de três décadas, cerca de 80 famílias de pequenos produtores das comunidades de Lajinha e Liberdade se dedicam à atividade, mas o baixo nível tecnológico era um obstáculo à expansão do setor.

“A proposta é oferecermos cursos de capacitação para os produtores, abrangendo temas que vão desde as técnicas adequadas de produção, controle de pragas e doenças, a importância da qualidade na produção e noções de paisagismo”, explica a assessora técnica da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Thyara Rocha Ribeiro, responsável pela organização dos treinamentos e uma das instrutoras.

Importância da qualidade

Para Thyara Ribeiro, melhorar a qualidade da produção é requisito básico para se ter competitividade e ganhar espaço no mercado. “Além disso, o momento é oportuno, em função da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. Acreditamos que haverá crescimento considerável da demanda por plantas ornamentais, usadas em projetos paisagísticos e arborização de espaços públicos”, afirma.

Os cursos fazem parte das ações implantadas pelas Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Polo de Inovação de Teófilo Otoni. Para este ano, estão programados sete cursos, com a participação de profissionais da Epamig, Universidade Federal de Viçosa e de Lavras, Sebrae-MG, Seapa e de empresas privadas.

Segundo o Coordenador de Projetos dos Polos de Inovação gerenciados pelas Sectes, Hilton Manoel, as ações vão fomentar as vocações locais, por meio da inovação tecnológica. Para este ano, está prevista também a realização do 1º Seminário de Plantas Ornamentais, que acontecerá em Teófilo Otoni,  com a participação de especialistas de outros estados.

Outro reflexo positivo do processo de capacitação dos produtores é a inclusão do grupo na Câmara Técnica de Floricultura da Seapa. As câmaras técnicas apoiam o Conselho Estadual de Política Agrícola na formulação de políticas públicas para o setor. “A participação num fórum como este é importante, tanto para fortalecer o associativismo do grupo, como para a troca de experiências e informações. E isso é resultado de todo esse trabalho”, finaliza Tyara Ribeiro.  (Márcia França)

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada