dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/08/2017            
 
 
    
Máquinas e Implementos    
Boas perspectivas
O momento favorável do agronegócio brasileiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Massey Ferguson
31/03/2011

O momento do agronegócio brasileiro é favorável. Com o alinhamento positivo das variáveis climáticas, da renda do produtor e da oferta de crédito trata-se de um bom ensejo para crescer. Ampliar a produtividade, aumentar a área plantada ou investir em infra-estrutura logística são alguns dos movimentos que tem sido percebidos no setor em território nacional.

No setor de máquinas agrícolas, destaque para as opções de financiamento disponibilizadas pelo governo federal. Um exemplo interessante é o Mais Alimentos. Embora esteja próximo de uma saturação nos mercados do sul, o programa segue forte e essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar no país. Com outras características e perfis de financiamento, o Finame Agrícola PSI também tem servido a seu propósito. A lamentar que no caso do PSI ainda não tenhamos um programa perene, o que pode trazer aos agricultores alguma limitação na hora de planejar o crescimento.

O preço das principais commodities também sinaliza um futuro promissor. Com os estoques globais de alimentos em níveis abaixo da média, a América do Sul é vista como uma das grandes fornecedoras destes bens. Some isso a tendência norte-americana da migração para a produção do etanol e reforçamos  nossa posição de protagonistas na produção global de grãos.

Outro fator ainda não citado é a excelente oferta de máquinas no mercado. Para grandes e pequenos produtores, a certeza é de que há uma máquina com a configuração ideal para cada demanda. Os avanços tecnológicos dispostos nas últimas décadas garantem ao setor o apoio que precisam para dar um passo à frente.

Embora o momento seja favorável, restam ainda a ser encaminhados temas como a carga tributária, o câmbio desnivelado, a infra-estrutura logística precária, os problemas de armazenaram, a legislação ambiental, a ausência de uma política de seguro rural que garanta a renda em caso de quebra de safra. Mesmo assim, o agronegócio brasileiro representa mais de 27% do PIB, 37% dos empregos, 42% das exportações e é o setor que mais incorporou tecnologias nos últimos anos. Imagina, se tudo isso estivesse equacionado.

Então, seja com a compra de um novo trator ou a aquisição de uma primeira colheitadeira ou a renovação da frota, o fato é que os principais sinalizadores do momento do agronegócio brasileiro apontam para um futuro promissor. 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Máquinas e Implementos - Artigos já Publicados

Massey Ferguson
Palha que vira energia
01/11/2011

Branco
E se você pudesse tirar energia do lixo?
18/08/2011

Cia Caetano Branco
Garantindo energia e produtividade
26/07/2011

AgroPlan-UFV
Equipamento de baixo custo para produção de biodiesel
05/07/2011

Massey Ferguson
Necessidade do presente, padrão do futuro
21/06/2011

Massey Ferguson
Novidades na agricultura de precisão
03/05/2011

Massey Ferguson
Conforto que gera resultado
24/02/2011

Massey Ferguson
O trator ideal
21/01/2011

Massey Ferguson
Precisão na lavoura e no bolso
17/12/2010

Massey Ferguson
O manual do operador como ferramenta de quem não pode parar na lavoura
17/11/2010

Semeato
Semeadoras prontas para o próximo plantio
06/05/2010

Colombo
Colheita mecanizada do feijão: Sempre um desafio
24/03/2010

Semeato
Semeadura de culturas de inverno
22/02/2010

Semeato
Problemas na semeadura: de quem é a culpa?
12/11/2009

Mecmaq Solomaq
Calda Pronta
05/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada