dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Safra  
Expedição Safra apresenta balanço da produção nacional de grãos
Produtividade acima das expectativas foi o grande destaque da safra 2010/2011
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
GRPCOM
07/04/2011

A alta produtividade de grãos foi o destaque da safra 2010/2011. A produção nacional superou as expectativas graças ao avanço tecnológico. A soja rendeu quase 3mil kg por hectare, chegando a uma produtividade de mais de 70 milhões de toneladas; e o milho de verão mais de 4,3mil kg por hectare, deve render mais de 33 milhões de toneladas.

Esses números serão apresentados pela equipe da Expedição Safra, projeto do jornal Gazeta do Povo, nesta sexta-feira, 08, em Londrina. Dentro do conceito “Novo Ciclo da Expansão do Agronegócio no Mundo”, jornalistas, técnicos e representantes do setor vão debater o futuro da agricultura no país e a influência do Brasil no mercado internacional.         

Este ano, a safra de grãos teve um resultado ainda maior que a do ano passado, que já tinha sido considerada recorde.  Na avaliação do jornalista e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, o resultado deve-se ao investimento em tecnologia. “A produção está maior, mas o tamanho da área cultivada continua o mesmo. Isso mostra um ganho tecnológico no setor”, diz o jornalista. 

O mercado de grãos no Brasil e no mundo está aquecido devido ao aumento da demanda de grãos para consumo humano e animal, mas principalmente, para a  geração de energia. “Hoje, grão é sinônimo de energia. Cada vez mais a soja e o milho são usados na produção de combustível. E esta demanda mantém os preços em alta”, afirma Ferreira.

A tendência é que as cotações se mantenham acima dos U$25,00 a saca de soja e dos U$ 13,00 a saca de milho. “Esses preços devem se sustentar ao longo do ano, o que é positivo, pois são valores rentáveis para o produtor”, comenta.

Para entender o papel do Brasil como líder da America do Sul no agronegócio, a equipe da Expedição Safra, composta por jornalistas, técnicos e analistas percorreu 12 estados brasileiros, Paraguai, Argentina e Estados Unidos. “O Brasil exerce um papel estratégico na América do Sul e tem volume e produção suficientes para influenciar o mercado internacional. E nós queremos entender bem essa liderança”, Ferreira.          

Em maio, a equipe da Expedição Safra segue para a Europa.  Jornalistas e técnicos vão para a Alemanha, França, Holanda e Bélgica para discutir o mercado mundial de commodities agrícolas e a expansão do agronegócio brasileiro. “A demanda internacional ainda é incerta. No caso da Europa, queremos entender um pouco mais desse mercado, se está saturado ou não, pois disso também vai depender a expansão do agronegócio aqui no Brasil”, afirma o jornalista.

Parceiros - A Expedição Safra conta com o apoio técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep), CREA-PR e da Toyota. Os patrocinadores da atual edição são New Holland, pelo quarto ano consecutivo; Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR/Paraná), que apoia o trabalho há dois anos; e os estreantes Milenia Agrociência,  Caixa Econômica Federal e Pró-Noroeste, de Minas Gerais.

Histórico - No ciclo 2010/11, a Expedição Safra completa cinco anos na estrada. O trabalho começou na temporada 2006/07 apenas nos estados do Paraná e Mato Grosso e, ao longo dos últimos quatro anos, foi ampliando sua área de cobertura. A área de atuação, que até a edição anterior estava concentrada no lado da oferta (Américas do Sul e do Norte), segue agora para o lado da demanda, a começar pela Europa. (Milena Miziara)

Encerramento Expedição Safra

Data – 08 de abril

Hora – 10 horas

Local – Casa do Criador – Parque de Exposições Ney Braga – Londrina

 

 

           

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada