dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/12/2014            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos      
Avião pulverizador movido à etanol
Ipanema é único no mundo a utilizar o combustível, é capaz de pulverizar até 120 hectares por hora e promete uma redução de custo de até 70%
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
10/05/2011

O etanol tem sido considerado uma boa alternativa no que diz respeito à combustível. Seja pela preocupação ambiental ou por razões econômicas, o mercado de biocombustível vem crescendo e atraindo os olhares de empresários e até mesmo produtores. Apresentado pela Embraer na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, o avião Ipanema é um pulverizador movido a etanol e promete ser mais econômico e rentável. Segundo Fábio Bertoldi Carreto, gerente comercial da Embraer, a aeronave é a primeira e única no mundo a utilizar o biocombustível.

— O etanol é o mesmo utilizado nos carros e existem vários benefícios para se utilizá-lo. Além do benefício ambiental, já que não há emissão de gás carbônico, e a contribuição para a diminuição do efeito estufa, existe também o benefício financeiro porque o etanol é mais barato do que a gasolina utilizada — afirma o gerente.

Segundo ele, o custo operacional do motor movido a etanol é mais baixo que o da aeronave movida a gasolina de aviação. Além disso, ele diz que o rendimento do motor é melhor, o que melhora também a flexibilidade e a capacidade produtiva do avião. Mas de acordo com Carreto, os benefícios não param por aí. Ele conta também que o avião é capaz de proporcionar maior economia em termos de combustível.

— A redução de combustível pode chegar a até 1/3, já que o etanol chega à 1/3 do preço da gasolina de aviação. Já a redução de custo, pode chegar à quase 70%. Nosso tanque de produtos químicos tem 950 L de capacidade para a pulverização de sólidos ou líquidos. Já em relação ao rendimento, dependendo da vazão a ser aplicada e do declive ou aclive do terreno, ele pode chegar de 100 a 120 hectares por hora — garante.

Ele fala ainda que a Embraer também comercializa kits de conversão para produtores que utilizam aeronaves com motores movidos à gasolina de aviação e que têm interesse em mudar para o combustível etanol. Para ele, a grande vantagem em relação às demais técnicas de pulverização é que o avião consegue cobrir grandes extensões em um curto espaço de tempo.

— Isso acontece em virtude da velocidade e da uniformidade de aplicação. Além disso, por não ter contato das rodas com a cultura, evita-se o amassamento e o transporte de doenças para outras áreas da lavoura — explica.

O gerente afirma que existem culturas que demandam mais essa tecnologia. Entre elas, estão a soja, o milho, o algodão, a cana-de-açúcar e o arroz. Mas existem também novas culturas, como o girassol, o feijão, a batata, citrus e eucalipto.

— Uma outra vantagem do avião é que ele não é refém de condições climáticas. Logo após as chuvas, por exemplo, o produtor pode aplicar em terrenos encharcados, com declives e aclives — diz Carreto.

A aeronave custa R$ 678 mil na versão etanol e, durante a pulverização, voa na velocidade equivalente à 160 Km/h a 3 metros de altura. Para mais informações, basta entrar em contato com a Embraer através do número (12) 3927-1000.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Portal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Portal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Mecanização
Palavras-chave

 
02/02/2015
Show Rural Coopavel
Cascavel - PR
09/03/2015
Expodireto Cotrijal 2015
Não-Me-Toque - RS
27/04/2015
AGRISHOW 2015
Ribeirão Preto - SP
05/05/2015
IV SIGERA - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais
Rio de Janeiro - RJ
19/05/2015
FBS 2015 - Simpósio Internacional sobre Biotecnologia Florestal para Agricultura Familiar
Foz do Iguaçu - PR
12/07/2015
I Congresso Mundial de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - WCCLF2015
Brasília - DF
23/11/2015
6º Simpósio de Restauração Ecológica
São Paulo - SP

04/05/2015
63º Curso DIACOM: Tetrazólio e Patologia de Sementes
Londrina - PR

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada