dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Evento    
Simpósio aborda Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias
O evento vai tratar das seguintes temáticas: ciência do solo e da água; agricultura de precisão; gestão ambiental; manejo de culturas; sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto; ciências florestais e zootecnia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Unesp
11/05/2011

Entre 19 e 20 de Maio de 2011, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, vai realizar o II Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias  (II SGeA).

O evento será dividido nas seguintes temáticas: ciência do solo e da água; agricultura de precisão; gestão ambiental; manejo de culturas; sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto; ciências florestais e zootecnia.

O II SgeA será um espaço para a integração dos pesquisadores, professores, alunos e profissionais que utilizam a geoestatística em ciências agrárias. Alguns dos assuntos mais importantes ligados ao tema serão apresentados por renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Dentre as palestras programadas estão “Geoestatística multivariada aplicada na classificação dos solos”, com Amílcar Soares, do Instituto Superior Técnico de Lisboa; “Simulação geoestatística de propriedade do solo”, com Gener Tadeu Pereira, da Unesp de Jaboticabal; “Avanços nas aplicações da geoestatística por meio de uso do software livre”, com Rodrigo Manzione, da Unesp de Ourinhos e “História e evolução da agricultura de precisão na Brasil, com José Paulo Molin, da Esaq/USP.

Durante o Simpósio também acontecerão debates, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

Antecedendo as atividades do II SGeA, nos dias 17 e 18 de maio, será realizado um minicurso sobre aplicação de geoestatística em ciências agrárias, com carga horária de 16 horas. As vagas são limitadas.

Geoestatística

A geoestatística trata de variáveis regionalizadas e sua distribuição espacial e temporal. O seu emprego nas ciências agrárias vem crescendo nos últimos anos tornando-se imprescindível em todo tipo de atividade que envolva uma visualização espacial ou temporal.

No Brasil, os estudos com a utilização de geoestatística tiveram início na década de 80, e desde então os trabalhos utilizando essa ferramenta estão ocorrendo em diferentes regiões do país.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisas Agrárias Georreferenciadas (Gepag), Fundação de Estudos e Pesquisas Agrárias e Florestais (Fepaf) e Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, sob a coordenação dos professores Célia Regina Lopes Zimback e
Paulo Milton Barbosa Landim.

      

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura de Precisão
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada