dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos    
Tecnologia aumenta eficiência da lavoura
Equipamentos são capazes de fazer mapeamento de produtividade e ainda percursos automáticos pela lavoura através de satélite
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
19/05/2011

Com a evolução da tecnologia utilizada no campo, surgem mais e mais novidades que prometem facilitar e aprimorar o manejo agrícola. Algumas dessas novidades tecnológicas foram apresentadas no Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio. A Massey Ferguson, por exemplo, expôs alguns equipamentos que podem ser acoplados às máquinas agrícolas e são capazes de realizar mapeamentos de produtividade e até percursos automáticos pela lavoura.

Segundo Niumar Aurélio, coordenador de marketing da Massey Ferguson, alguns dos equipamentos apresentados no evento avaliam a variabilidade que existe na lavoura, já que ela não é uniforme, portanto, existem variações.

— É preciso saber qual a variabilidade existente para poder tratá-la. Outros equipamentos automatizam algumas funções de maneira que eliminam o erro humano, aumentando a eficiência da máquina e qualidade do trabalho realizado — afirma o coordenador.

Um dos equipamentos expostos no Agrishow é o sistema para mapeamento de produtividade. Deacordo com Aurélio, esses equipamentos são embarcados em colhedoras de grãos e conseguem medir a produtividade, armazená-las em um dispositivo móvel e, com esses dados, pode-se gerar mapas de produtividade para serem utilizados no manejo das áreas agrícolas.
Outros equipamentos disponibilizados pela empresa são os sistemas de direcionamento automático. Eles fazem o percurso da lavoura de maneira automática e, para o coordenador, com maior precisão, conferindo melhor qualidade do trabalho e maior eficiência.

— Todos esses equipamentos não dispensam a figura humana. Mas o operador deve ser devidamente treinado e saber todas as funções de configurações para que eles sejam utilizados adequadamente. Para essa configuração, geralmente são utilizados dados da máquina, como tamanho e largura. Essas informações são importantes para que se possa fazer, através de satélite, o cálculo da posição da máquina na lavoura — explica.

Ele diz ainda que esses equipamentos podem melhorar a produtividade, pois, segundo ele, no momento em que a lavoura é manejada adequadamente, o que se espera é o aumento de produtividade.

— Eles permitem também utilizar melhor o maquinário, o que reduz os custos de produção. Já os custos para adquirir os equipamentos não são altos. Eles podem ser adquiridos na hora da renovação da frota ou podem ser acoplados às máquinas que já estão no campo — conta Aurélio.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Massey Ferguson através do número 0800-70-44-198.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Informação e tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada