dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2017            
 
 
    
Máquinas e Implementos  
Necessidade do presente, padrão do futuro
A solução que se apresenta para este desafio da conectividade eletrônica dos equipamentos é o padrão ISOBUS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Massey Ferguson
21/06/2011

A padronização da comunicação entre tratores e implementos agrícolas de todas as marcas é uma necessidade crescente. Máquinas de diferentes marcas são realidade em boa parte das lavouras, no Brasil e no mundo. A integração de diferentes máquinas, marcas e operações em um padrão, tem benefícios reais para agricultores, assistência técnica, distribuidores e fabricantes. A solução que se apresenta para este desafio da conectividade eletrônica dos equipamentos é o padrão ISOBUS.

É importante saber que se trata de uma iniciativa internacional, com fortes apoiadores no Brasil, entre eles, as maiores marcas de máquinas agrícolas, Embrapa e outros. Este grupo de influenciadores da indústria forma uma força-tarefa para que seja implementado este padrão nas máquinas.

Quem transforma ISOBUS em padrão internacional é a ISO (International Organization for Standardization – Organização International de Padronização) por meio de associações locais como a ABNT. As associações locais possuem comissões de estudo que propõem e escrevem a norma. Atualmente, o padrão está sendo desenvolvido e escrito por empresas envolvidas em eletrônica embarcada, máquinas e equipamentos agrícolas da Europa e dos Estados Unidos. Todas as grandes empresas fabricantes de tratores estão presentes nesses grupos, além das empresas líderes em implementos e em eletrônica embarcada para máquinas agrícolas. As empresas estão organizadas em grupos denominados força-tarefa. A força-tarefa brasileira, além de contar com as grandes fábricas do setor, agrega ainda membros de instituições de ensino e de pesquisa. O grupo busca criar competência no País por meio de domínio das tecnologias envolvidas para garantir que as necessidades locais estejam contempladas na norma internacional e divulgar o benefício desse padrão.

Com o crescimento exponencial da tecnologia embarcada dentro do maquinário vivenciado nas últimas décadas, foi criada uma lacuna que é justamente a compatibilidade das tecnologias. A unificação de sistema propõe uma simplificação do uso das máquinas e também dos serviços de manutenção, com uma vantagem que é física (envolvendo cabos e conexões) e virtual, envolvendo um padrão de software com linguagem compatível entre as máquinas. Este fator aumenta a agilidade do serviço e também pode reduzir os custos de manutenção.

Por fim, o ISOBUS tem como principal objetivo definir base de compatibilidade para próximas gerações de equipamentos eletrônicos embarcados. Para ser um padrão adotado por toda comunidade envolvida deve ser adequado a ela e, portanto, deve ser projetado por essa mesma comunidade, agregando vantagens a todos que participarem da definição: fabricantes de tratores, fabricantes de implementos agrícolas, revendedores, fabricantes de equipamentos com eletrônica embarcada ou simplesmente equipamento embarcado, empresas de manutenção, empresas de componentes, representantes de equipamentos e evidentemente o agricultor.

Mais uma vez, a tecnologia também deve servir ao propósito de simplificar a vida na lavoura e permitir que ela seja acessível a um número cada vez maior de produtores.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Máquinas e Implementos - Artigos já Publicados

Massey Ferguson
Palha que vira energia
01/11/2011

Branco
E se você pudesse tirar energia do lixo?
18/08/2011

Cia Caetano Branco
Garantindo energia e produtividade
26/07/2011

AgroPlan-UFV
Equipamento de baixo custo para produção de biodiesel
05/07/2011

Massey Ferguson
Novidades na agricultura de precisão
03/05/2011

Massey Ferguson
Boas perspectivas
31/03/2011

Massey Ferguson
Conforto que gera resultado
24/02/2011

Massey Ferguson
O trator ideal
21/01/2011

Massey Ferguson
Precisão na lavoura e no bolso
17/12/2010

Massey Ferguson
O manual do operador como ferramenta de quem não pode parar na lavoura
17/11/2010

Semeato
Semeadoras prontas para o próximo plantio
06/05/2010

Colombo
Colheita mecanizada do feijão: Sempre um desafio
24/03/2010

Semeato
Semeadura de culturas de inverno
22/02/2010

Semeato
Problemas na semeadura: de quem é a culpa?
12/11/2009

Mecmaq Solomaq
Calda Pronta
05/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
18/04/2017
IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Porto Alegre - RS
01/05/2017
Agrishow 2017
Ribeirão Preto - SP
16/05/2017
AgroBrasília 2017
Brasília - DF
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada