dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Nutrição Animal  
Como vencer os desafios de uma reposição valorizada?
A fase de recria é importante, pois nesse período as respostas dos animais ainda são muito positivas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tortuga
28/06/2011

Com o ciclo de confinamento se iniciando, o pecuarista corre para acertar e definir os últimos detalhes para o fechamento dos animais, ação que planejada antecipadamente poderá representar grande economia para o sistema de produção.

Neste contexto, são priorizadas tarefas como a compra dos insumos para a alimentação dos animais durante o período, o cronograma sanitário proposto, o ajuste das instalações e o operacional, a capacitação e qualificação da equipe de funcionários para execução dos diversos manejos e a aquisição de animais para o confinamento.

De fora parece até fácil, uma vez que com a profissionalização da atividade o confinador tem acesso há inúmeras informações que lhe capacitam para execução com maestria de tais atribuições, porém na prática as coisas não são tão fáceis assim. Diferentemente dos ciclos anteriores, a compra de animais de reposição para os confinamentos tem sido um trabalho árduo, preocupando em muito os pecuaristas.

O mercado de reposição, que outrora dispunha de oferta de animais em quantidade e qualidade, em 2010 vivenciou o seu oposto, com ofertas mais restritas, por vezes apresentando menor qualidade e principalmente, muito valorizadas, dificuldades que reduziram significativamente a disponibilidade de algumas categorias animais, como o boi magro, que virou “artigo de luxo” nas mais renomadas praças boiadeiras do país.

Se por um lado, o confinador se deparou no ano de 2010 com um custo de arroba engordada muito competitivo, em função da oferta e redução dos preços dos insumos e dos bons desempenhos permitidos por dietas nutricionalmente superiores, por outro, tem observado as margens de seus ganhos serem restringidas, obrigando-o, cada vez mais, buscar eficiência na terminação dos animais.
Em uma visão mais imediatista, esta é a situação que o confinador vivencia no atual momento, condição que tem se agravado pelo fato de a reposição de animais consistir no componente de maior participação na composição de custo do confinamento.

  

Frente a esta situação, muitos pensariam que seria mais viável desistir, mas como a pecuária de corte e os desafios sempre caminharam juntos, não será agora que se distanciarão. Nesta nova realidade, não há muito que fazer, a não ser buscar eficiência, pois se temos certeza que pagaremos caro pela reposição, que ela, em contrapartida, apresente também alta qualidade, a começar pela genética dos animais.

Nessa conjuntura ganha importância a recria, etapa do ciclo produtivo que, se realizada de forma adequada e eficiente, contribuirá em muito para diluição dos custos da reposição, por ser um período em que a arroba engordada em sistemas de pastejo seguramente é menor que a confinada.

A fase de recria é importante, pois nesse período as respostas dos animais ainda são muito positivas, permitindo desempenhos superiores aos dos animais em regime de pasto, seja no período das águas e/ou mesmo da seca. Tal afirmação se baseia nas exigências e prioridades de animais jovens em comparação a adultos, e nos avanços da nutrição animal, com o desenvolvimento de novas tecnologias na área de suplementação.

Outras estratégias interessantes para minimizarmos os efeitos da reposição valorizada, já pensando na parte de comercialização, são os sistemas de “Boi a Termo” e os “Contratos no Mercado Futuro”, que consistem em ferramentas para a garantia de preço de venda ao final do ciclo produtivo.

Em uma sequência de raciocínio, se o pecuarista sabe quanto custa produzir, adotar estas estratégias de comercialização torna-se fundamental, pois com ela define-se o preço de venda, sabendo-se por consequência quanto se ganhará (lucro), deixando assim de ser um especulador, coisa que o pecuarista não é, pois afinal ele é o dono do boi.

Nessa hora, em que a reposição de animais apresenta-se como mais um desafio, criatividade, planejamento e o uso das estratégias nutricionais como o confinamento podem ser os grandes diferenciais para a obtenção de sucesso na atividade pecuária.


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Nutrição Animal - Artigos já Publicados

Tortuga
Minerais e qualidade do leite
22/12/2011

Tortuga
Fim da seca e início das águas: como proceder com a mineralização do rebanho bovino
20/10/2011

Tortuga
Efeitos da suplementação mineral em sistemas de alto desempenho
13/09/2011

Tortuga
Pré-seca
12/04/2011

Tortuga
Fontes de fósforo para uso na alimentação animal: uma questão de produtividade e segurança alimentar
14/12/2010

Tortuga
Suplementação de biotina em vacas leiteiras
08/11/2010

Premix
Suplementação adequada é fundamental para recuperar os animais para período de monta
24/09/2010

Premix
Leite bom é alimento bem aproveitado
15/09/2010

Tortuga
Cana de açúcar: uma alternativa na alimentação de ovinos
06/08/2010

Tortuga
Nutrição e o teor proteico do leite
15/04/2010

Tortuga
Nutrição Mineral em animais domésticos: Conceitos e novos avanços tecnológicos
04/03/2010

Premix
Período de Transição
25/02/2010

Premix
Uso racional de suplementos minerais e aditivos alimentares melhora eficiência reprodutiva do rebanho na Estação de Monta
06/01/2010

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada