dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/09/2025            
 
 
    
Cooperação  
Rede Iniciativa Amazônica do PROCITROPICOS atuará no Pólo de Conhecimento de Xapuri, Acre
Ações prioritárias nos temas: diversidade social; biodiversidade; tecnologias sociais e gestão de terras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Acre
04/07/2011

No último dia 20 de maio, após dois dias de reuniões sobre o processo de integração entre o Consórcio Iniciativa Amazônica (IA) e o Programa Cooperativo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Agrícola para os Trópicos Sul-Americanos (PROCITROPICOS ou PCT) do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), os membros das duas organizações também discutiram e estabeleceram as bases para o trabalho colaborativo junto ao Polo de Conhecimento do Xapuri, Acre. A reunião teve como convidados representantes do CATIE, Governo do Estado do Acre, Embrapa-Brasil e cooperação alemã (GIZ/CIM).

O Polo de Conhecimento do Xapuri é um espaço para promover a geração de conhecimento e diálogos entre os atores envolvidos no desenvolvimento humano e sustentável da Amazônia. Tem ações prioritárias nos temas: diversidade social; biodiversidade; tecnologias sociais e gestão de terras. Por outro lado, o Polo representa uma das estratégias do Estado do Acre para a integração transfronteriça com Madre de Dios (Peru) e Pando (Bolívia), na Região MAP (Madre de Dios – Acre – Pando). Recentemente o Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) sugeriu incluir nessa parceria o estado de Ucayali (Peru), razão pela qual futuramente será denominada MAPU.

Como exemplos do potencial de cooperação entre essas instituições, destacam-se as atividades: CIAT e Embrapa-Acre: fruticultura com bananas; CIAT e CATIE: negócios com cacaus especiais; Embrapa e CATIE: sistemas integrados de produção e manejo florestal; CATIE e instituições do Acre: contribuição a cursos de pós-graduação com um enfoque de desenvolvimento territorial; CATIE, CIAT, Embrapa-Acre, PCT-IA e instituições governamentais do Acre: pecuária e seu potencial para a América Latina; sistemas silvopastoris integrados; certificação; estudos de mercado e cadeias de valor; melhoramento de pastagens; gestão territorial e mitigação de mudanças climáticas para a redução do desmatamento e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

As discussões permitiram definir ações concretas destinadas à consolidação de um trabalho conjunto na Amazônia, cuja primeira meta é elaborar uma carta consulta ou nota de conceito que será apresentada ao Fundo Amazônia, com o objetivo de captar recursos para o desenvolvimento de uma proposta de trabalho colaborativo entre Brasil, Bolívia e Peru. A elaboração desta carta será liderada pelo Governo do Acre, com a facilitação do IICA-PCT em relação à integração das organizações, e apoio do INIA Peru que assumiu o compromisso de localizar a pessoas-chave nos governos de Madre de Dios e Ucayali. O PCT, em conjunto com o Governo do Acre, buscarão contatos na Bolívia.

No contexto desta colaboração, foi recentemente aprovado pela GIZ a contratação, através do CIAT, de um investigador  CIM, a ser lotado nas instalações da Embrapa-Acre. O especialista CIM-CIAT/PCT-IA estará vinculado ao Programa “Decisão e Análise Política” do CIAT que tem uma forte orientação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas; além disso, estará ligado também à nova Rede iniciativa Amazônica do PCT e sua agenda científica. IICA-PCT, CIAT e Embrapa compartilharão os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos gerados conjuntamente sobre os temas de atuação do especialista CIM-CIAT/PCT-IA (otimização e monitoramento de sistemas eco-eficientes de uso da terra e mitigação e adaptação a mudanças climáticas) para que possam ser aproveitadas no âmbito do Polo de Conhecimento do Xapuri e Região MAPU.

Ao mesmo tempo, o CATIE definiu os "Sistemas Silvipastoris (SSP) com uma abordagem territorial e as mudanças climáticas" como a principal área de ação do segundo especialista que atuará nessa cooperação, através da cooperação CIM-CATIE. Representantes do CATIE, Governo do Acre, Embrapa-Acre e CIAT detalharão esta abordagem com o objetivo de encontrar a complementaridade entre as atividades dos dois especialistas CIM para a execução de projetos de pesquisa que estão em andamento e outros futuros mediante fontes de financiamento internacional. (Flávia Cunha Ruiz)

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Informação e tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada