Carregando...
Está marcado para o próximo dia 19 de julho (terça-feira) a apresentação e discussão de um servidor de mapas para a visualização e análise de serviços ambientais na região amazônica, denominado Mapaz – Mapeamento de Ambiente e População para a Amazônia Sustentável. Será mais um evento da Série Diálogos Amazônicos.
O sistema oferece as ferramentas necessárias para realizar análises geoespaciais e criar cenários de referência em forma rápida e fácil, em áreas de municípios, estados e países, ou dentro de uma porção de território delimitada pelo usuário. Seu conceito está relacionado ao contexto dos mecanismos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), como é o caso dos PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que tem o objetivo de contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para o envolvimento de comunidades rurais na região amazônica.
O Mapaz foi desenvolvido no âmbito do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica (IA), através de uma proposta do Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), realizada em colaboração com o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e o Centro Internacional para a Pesquisa Florestal (CIFOR), financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional do Banco Mundial, através do projeto “Fortalecimento do Consórcio Iniciativa Amazônica para o Uso Sustentável dos Recursos Naturais”.
Dessa forma, O IV Diálogo Amazônico terá como objetivo central discutir a utilidade prática da ferramenta junto a atuais e potenciais usuários que possam estar inseridos em tomadas de decisões, pesquisa científica, formulação e gestão de projetos, atividades acadêmicas, entre outros.
O servidor de mapas da IA é mais uma ferramenta da série de instrumentos de trabalho que a organização desenvolveu nos últimos anos, com a liderança do ICRAF. Um exemplo disso é a própria apresentação do dia 19 de julho, que será realizada através da internet através de um sistema em que as pessoas podem ver e interatuar com os apresentadores sem importar em qual país da Amazônia ou do mundo elas estejam. Para participar, acesse a sala virtual através do site oficial do evento, em www.dialogos.icraf-la.org . O evento gratuito e com número de vagas limitado.
Serviço:
IV Diálogo Amazônico: “Mapaz, servidor de mapas para a análise dos serviços ecossistêmicos na Amazônia”.
Data: 19 de julho (terça-feira) Horário: de 16:00 a 17:30 (horário de Brasília)
Organização: Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), no âmbito do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica.
Diálogos Amazônicos
Especialistas internacionais debaterão sobre conservação dos recursos naturais e melhoria das condições de vida na Amazônia
Debater temas relevantes, disseminar experiências de sucesso e estreitar vínculos entre os diferentes atores que trabalham na Amazônia, a fim de somar esforços e incentivar o intercâmbio de conhecimentos. Estes são os objetivos principais da série de eventos virtuais intitulados “Diálogos Amazônicos”, promovidos no âmbito do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica.
Através da participação ativa de representantes de instituições locais, estudantes e técnicos extensionistas – convidados a dialogar com os conferencistas e especialistas que liderarão cada evento –, os Diálogos Amazônicos divulgarão os resultados da pesquisa colaborativa desenvolvida na região, debaterão sobre os principais desafios e tentarão influenciar a opinião pública regional e internacional a favor do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A organização dos eventos virtuais está a cargo do Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), através do projeto "Fortalecimento do Consórcio Iniciativa Amazônica para o Uso Sustentável dos Recursos Naturais", apoiado pelo Banco Mundial. (Flávia Cunha Ruiz)
|