dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Manejo Pecuário    
Coleta de embriões sem cirurgia em caprinos e ovinos
Circuito é acoplado à sonda que é passada por canal cervical e atinge útero dos animais, recuperando até 99% do líquido injetado e minimizando riscos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
12/07/2011

A coleta de embriões em ruminantes através de cirurgia é um procedimento utilizado por muitos produtores rurais, mas esse sistema pode provocar danos aos animais, como aderências e morte. Para acabar com esse problema um procedimento não cirúrgico, foi desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos em parceria com a Embrapa Gado de Leite especificamente para pequenos ruminantes, como caprinos e ovinos. O processo é composto por um circuito e uma sonda que trabalham em conjunto, formando um sistema de uso veterinário para coleta de embriões via transcervical.

Segundo Jeferson da Fonseca, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, o circuito é acoplado a uma sonda que é passada pelo canal cervical e atinge, dessa forma, o útero do animal. Dentro do processo de coleta, o líquido é injetado dentro útero e retorna trazendo os embriões que por ventura estejam dentro do útero.
 
— Esse equipamento foi desenvolvido em função da demanda do mercado de caprinos e ovinos, sobretudo porque todo o material utilizado anteriormente era voltado para vacas. Portanto, o diâmetro e os tamanhos eram inadequados para a anatomia específica dos pequenos ruminantes — afirma o pesquisador.
 
Em função disso, os coeficientes de rigidez e de flexibilidade das sondas, assim como o posicionamento e número de furos foram ajustados. Como o circuito foi desenvolvido para atender as peculiaridades dos pequenos ruminantes, a quantidade de líquido injetada passa a ser controlada via seringa.

— O primeiro ponto forte desse sistema é a melhoria de produtividade e, além disso, o bem estar dos animais, uma vez que esse procedimento não é cirúrgico, diferentemente de procedimentos adotados mundialmente. Isso porque a cirurgia gera riscos, como aderências e até a morte do animal — explica Fonseca. 

Para ele, o sistema proporciona melhoria tanto na produtividade animal, pois pode ser realizado até dez vezes, ao contrário do procedimento cirúrgico, que só pode ser realizado até três vezes. Além disso, ele promove maior eficiência e controle durante o procedimento, recuperando 99% do líquido injetado dentro do útero, de acordo com o pesquisador, que fala ainda sobre alguns cuidados durante a coleta.

— Durante a coleta dos embriões, deve-se ter cuidado com a não abertura do líquido para o ambiente externo, evitando assim que sejam levados contaminantes do meio para dentro do útero do animal — orienta.

Esses equipamentos estão em fase final de licitação e devem ser disponibilizados a partir do segundo semestre desse ano de 2011. Segundo o pesquisador, há perspectivas de que eles sejam adotados mundialmente, tornando o procedimento totalmente não cirúrgico.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Gado de Leite através do número (32) 3249-4700.

 

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada