dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Marketing no Agronegócio  
O mundo mudou, quais foram os quatro pilares do sucesso do agronegócio brasileiro?
O agribusiness brasileiro fatura o equivalente ao “PIB” de países como a Bélgica e a Suíça
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
José Luiz Tejon Megido
18/07/2011

Podemos dizer que o agronegócio brasileiro é um sucesso? Digo que sim. multiplicado por três vezes em 30 anos. Com proteínas animais acessando mercados globais e suprindo o mercado interno e, mesmo nos mais atacados, ou nos menos politicamente corretos, como o fumo, assistimos uma bela orquestração da cadeia de valor, desde a pesquisa, assistência técnica, diversificação da renda e manutenção de pequenos produtores rurais no campo, com boa qualidade de vida! O tamanho do agribusiness brasileiro é da ordem de US$500 bilhões anuais, o equivalente ao “PIB” de países como Bélgica e Suíça, e se um país fosse, estaria entre os 20 maiores do mundo.

Os dramas que temos residem hoje muito mais no pós-porteira das fazendas, do que dentro, ou no antes (o setor de tecnologia e serviços para a produção agropecuária). A famosa, insistente e recorrente infra-estrutura, escoamento, logística, impostos, defesa fitossanitária, burocracia e ingovernabilidade pela divisão de ministérios envolvidos e uma torre de babel dos órgãos públicos, é o desafio do governo Dilma. Mas, o importante é pegarmos as lições fortes que nos trouxeram até aqui e encontrar na alma a grande essência que precisamos pegar e agora “pegar pra fazer” de novo. 

Os desafios superados, que nos trouxeram até aqui e que precisam ser resgatados para o novo salto da nova década, que exige um crescimento de 40%, no mínimo, da oferta brasileira de alimentos no mundo, e tudo isso dentro dos padrões da sustentabilidade, da ética, sensorialidade e rastreabilidade; quer dizer “como manda o figurino” dos nossos clientes são resultantes das virtudes humanas, e não das suas fraquezas.

1)Auto confiança; 2) Ingenuidade; 3) Amor; 4) Heroísmo.

Brasileiros, aqui nascidos ou imigrantes, vindos das dificuldades tenebrosas do mundo, forjaram no país um caldo híbrido genético que só foi superante e revelador da vontade dessa nova raça. Esses brasileiros compreenderam suas forças, entenderam suas fraquezas, atuaram com uma visão de mundo desbravadora e valores plenos de coragem. A auto-confiança desvendando o poder de realizar no ambiente tropical, trazendo pesquisa pioneira, ensino e cumprindo o chamado do Nobel da Paz “Norman Borlaug”, que disse:
“quando o Brasil conseguir dominar as terras ruins e fracas será o maior país agrícola do planeta”. Muitos acreditaram nisso e realizaram.
Ingenuidade poderia ser entendida como fraqueza ou tolice! Mas, não. Esta ingenuidade é aquela santa. A que faz um homem e uma mulher saírem com um caminhão velho, uma lona preta e irem abrir fronteiras no Brasil que  30 anos  atrás nada produzia e que hoje significa o ponto acelerador da emergência ascendente brasileira: o Brasil Central, que virou uma alavanca “centripetal”, quer dizer, exportando para as bordas o seu progresso.

Sem uma forte dose da vitalidade infantil, da boa ingenuidade, ninguém com racionalidade faria o que foi feito. Essa ingenuidade representa inovar, adaptar-se e abraçar um ambiente mutante e, agora, o desafio é continuar a mudança e a adaptação aos novos conhecimentos da humanidade.

O amor é o mais simples e o menos explicável. Nessa jornada dos quatro pilares que nos trouxeram até aqui, vimos homens, mulheres e líderes engajando a muitos com uma atitude de amor ao que precisava ser feito.  Lembro-me dos pioneiros do plantio direto, falando para poucos, no início do que significaria o maior berço de produção de grãos em escala no mundo sob condição conservacionista. Recordo-me, ainda na Agroceres, das verdadeiras batalhas para introduzirmos no Brasil o suíno híbrido, e a genialidade do Ney Bittencourt de Araujo ao conquistar o primeiro núcleo avançado de material genético de aves, um estado da arte na genética, para ser desenvolvido a partir das realidades tropicais brasileiras, quando criamos a Agroceres Ross, nos anos 80. Espetacular Nishimura e sua família ao empreenderem recursos e riscos para termos a primeira colheitadeira de café do mundo, na Jacto do final dos anos 70. Isto só para ficarmos nestes exemplos, mas quantos outros ? Só uma atitude de amor permite tal superação.

E o heroísmo? isso representava energizar a si mesmos e aos outros em ambições justas e heróicas. Não seria o pouco, o comum, o normal. Seria uma jornada de dimensões continentais, nos trópicos do mundo.
 
Esses 4 pilares são aqueles que nos envolveram, nos trouxeram e são os que precisaremos reviver para a nova década. Agora em âmbitos mais sofisticados, complexos, globalizados, tecnológicos, plenos de sensores e de interatividade. Mas, os 4 pilares são oriundos das mesmas raízes. A vitória das virtudes humanas sobre as tentações da estagnação ,  da contemplação resignada, ou das opções nefastas. Estas últimas,  a única coisa que conseguem demonstrar ao longo da história, são lições insensatas e que devem ser vigilantemente identificadas pelas próprias organizações e suas categorias representativas. O mundo mudou, o novo marketing exige o “biomarketing”, a ética. E,  “para não dizer que só falei das flores”, o pessimismo como dizia Onassis “é uma doença que precisa ser veementemente combatida para podermos voltar ao trabalho o mais rápido possível”. Cada vez que vou à região das Missões no Rio Grande do Sul fico encantado e filosofo: como era possíivel  apenas três jesuítas liderarem cerca de 6 mil índios em cada redução jesuítica? Liderança, talvez seja essa a única resposta. Liderança de verdade, isso espanta o olhar sobre as impossibilidades. O impossível não existe.
 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ademar Silva Junior
21/07/2011 - 10:33
Gostei muito do artigo, fica aÝ a dica de superaþÒo dos nossos entraves, a formaþÒo de lideranþas.

Fernando Penteado Cardoso
23/07/2011 - 09:55
Em 1995 Borlaug voltou a se manifestar por carta:
ôEstou convencido de que o que estß acontecendo no cerrado Ú um dos acontecimentos espetaculares de desenvolvimento agrÝcola que ocorreu no mundo nos ·ltimos cem anos

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Marketing no Agronegócio - Artigos já Publicados

A sustentabilidade e o agronegócio brasileiro
11/08/2012

Código Florestal
20/06/2012

O grande negócio é local
21/09/2011

Nem só de pão vive o homem: o consumidor quer carne!
20/06/2011

A nova era da sensorização, sensibilização, reponsividade e sensitivização
23/03/2011

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada