dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Evento  
Pós-colheita, marketing e comercialização na programação do ProMusa 2011
Os três maiores gargalos da cadeia produtiva da banana
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
10/08/2011

Pós-colheita, marketing e comercialização, os três maiores gargalos da cadeia produtiva da banana, vão ser amplamente discutidos no terceiro dia do Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos, que vai ser realizado em Salvador (BA), no período de 10 a 14 de outubro.

Dois especialistas estrangeiros vão ministrar palestras sobre os assuntos: Dufour Dominique, pesquisador do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (Cirad) lotado no Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), na Colômbia, e Hans-Willem Van der Waal, diretor da  empresa holandesa Agrofair Europe B.V., que foi a primeira empresa europeia a vender bananas pelo comércio justo, uma alternativa ao comércio convencional, mais preocupada com o consumo consciente e a  responsabilidade socioambiental.

Perdas

A etapa da pós-colheita é fundamental para que haja frutos de banana com qualidade ofertados ao consumidor ao longo do ano, sendo necessário atentar para alguns cuidados. “As perdas, em alguns mercados, chegam a ultrapassar 30% e grande parte dessas perdas está relacionada aos danos causados pelo manuseio inadequado, caracterizados por frutos amassados, com cortes ou manchas, gerados logo após a colheita e na casa de embalagem, onde os frutos são preparados para o transporte até o mercado consumidor”, explica o pesquisador Márcio Eduardo Canto Pereira, da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Na casa de embalagem, geralmente os danos não são visíveis e, por isso,  muitas vezes negligenciados pelos embaladores. “A depender da embalagem, o fruto pode sofrer com o atrito da casca com o material da embalagem, causando manchas por abrasão. Com o amadurecimento, o fruto torna-se mais macio e mais sujeito a amassamentos ou danos por impacto”, continua o pesquisador.
Os danos contribuem para piorar a aparência da fruta, reduzindo seu valor comercial. Além disso, danos mais profundos podem facilitar a incidência de doenças pós-colheita. “É extremamente importante que aqueles que manuseiam o produto da colheita até a chegada ao consumidor sejam treinados para minimizar danos desta natureza. Também faz-se necessário o uso de embalagens adequadas para a comercialização dos frutos, para protegê-los melhor os frutos durante o transporte e que sejam também adequadas para o armazenamento e/ou exposição ao consumidor”, afirma.

O simpósio

Coordenado pelo pesquisador Edson Perito Amorim, o ProMusa 2011 tem como objetivo atualizar os diferentes segmentos do agronegócio de bananeira em relação a novidades de pesquisa nas áreas de práticas culturais e fitossanidade, diversidade e melhoramento genético; marketing e comercialização; e desafios e oportunidades para usos alternativos.

O evento é realizado pela Embrapa, ISHS (Sociedade Internacional da Ciência da Horticultura), Bioversity International, Musalac (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). (Léa Cunha)

Mais informações no endereço www.promusa.com.br e pelo telefone (71) 2102-6600.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada