dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Publlicações  
Livro facilita identificação de insetos de importância econômica
Obra disponibiliza informações de maneira prática e didática, utilizando fotografias de alta resolução
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Unesp / Fepaf
18/08/2011

Na sexta-feira, 19 de agosto, a partir das 17h, na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais acontece o lançamento do livro “Insetos de importância econômica: guia ilustrado para a identificação de famílias”.

A obra disponibiliza informações completas e atuais para auxiliar estudantes, pesquisadores e demais interessados na área de Entomologia a identificar de maneira precisa os insetos de importância econômica.

Escrito pelos professores Luiz Carlos Forti e Edson Luiz Lopes Baldin, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Maria Christina de Almeida, da Universidade Federal do Paraná e Ricardo Toshio Fujihara, doutorando em Zoologia pelo Instituto de Biociências da Unesp, o livro utiliza macrofotografias em alta resolução, chaves ilustradas e esquemas que facilitam o processo de identificação e complementam o estudo da Entomologia Geral.

A grande biodiversidade, a escassez de informação disponível e mesmo o tamanho reduzido dos insetos, tornam lento e trabalhoso o processo de identificação dos insetos de importância econômica.

A idéia da elaboração de um livro que reduzisse as dificuldades mencionadas surgiu a partir da dissertação de mestrado de Fujihara, em que ele desenvolveu um sistema, em mídia digital, para a reprodução das chaves dicotômicas em formato HTML, com baixo custo e utilizando imagens de ótima qualidade.

Convertida em publicação, essa forma mais prática e didática de disponibilizar a informação é o grande diferencial da obra. Nos três primeiros capítulos são abordados conhecimentos gerais sobre morfologia, reprodução e desenvolvimentos dos insetos. O capítulo 4 contempla a “Chave para ordens da Classe Insecta”.

A partir do quinto capítulo até seu final, o livro traz descrições das principais ordens e famílias de insetos de importância econômica que ocorrem no Brasil, com chaves para sua identificação. Até mesmo algumas famílias que não apresentam interesse econômico, mas são de ocorrência comum nas coleções entomológicas, estão no livro para, através da comparação, auxiliar o processo de identificação dos insetos.

Para Fujihara, por suas características, a publicação pode tornar-se uma importante contribuição ao estudo da Entomologia no país. “Suas imagens de alta resolução são pioneiras nesse tipo de publicação e poderão reduzir o tempo da identificação e facilitar o aprendizado sobre as principais famílias de insetos de importância econômica que ocorrem no Brasil”.

A obra apresenta também um glossário, que facilita a compreensão e o entendimento da terminologia utilizada.

Para adquirir

“Insetos de importância econômica: guia ilustrado para a identificação de famílias” pode ser adquirido diretamente na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, ou através do e-mail eventos@fepaf.org.br .

O preço é R$80,00 para estudantes de graduação e pós-graduação e R$100,00 para profissionais e demais interessados.

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada