dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Planejamento do produtor faz diferença para a safra de verão
O planejamento ajuda a melhorar a equação no campo. Além de promover economia, com redução de desperdícios e custos, traz lucros à medida que se produz mais e melhor
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Bayer CropScience
22/08/2011

Planejar a safra ajuda o produtor a evitar riscos e custos desnecessários. De acordo com Luis Henrique Carregal, pesquisador da Universidade de Rio Verde (FESURV), o ideal é considerar o histórico das áreas plantadas, as previsões climáticas, se houve a rotação de culturas e como será realizada a proteção de cultivos. Ele lembra que, na última safra, o fenômeno La Niña não favoreceu a ocorrência de doenças no campo, porém, para 2012, a previsão é de um índice pluviométrico maior, o que requer cuidado redobrado para evitar a incidência de ferrugem asiática, antracnose, mancha-alvo e mofo branco nas lavouras.

“Fatores como temperatura, umidade, insolação e características do solo interferem em todas as fases do ciclo de vida dos patógenos e determinam sua severidade nas culturas. Por isso, o planejamento é tão importante. O produtor precisa se programar não só para a aquisição dos insumos, mas também para a otimização de seu uso, com aplicações nos momentos corretos e nas doses adequadas”, explica.

Luis Henrique Marmo é agrônomo da Fazenda Rio Verdinho, localizada em Rio Verde (GO) e pertencente ao produtor Aparecido Aldemir Cocareli. Marmo diz que a produtividade de soja da fazenda vem crescendo nos últimos anos, em função do manejo fitossanitário preventivo.

O planejamento ajuda a melhorar a equação no campo. Além de promover economia, com redução de desperdícios e custos, traz lucros à medida que se produz mais e melhor.
“A análise antecipada de potenciais e riscos ajuda na tomada de decisão, contribui com resultados efetivos, proporciona segurança, além de gerar sustentabilidade ao negócio. O produtor precisa estar atento a isso e esta é a hora de se planejar”, enfatiza Mariel Alves, gerente Comercial da Bayer CropScience para a região de Rio Verde (GO).

Diante deste cenário e sempre atenta às necessidades de seus clientes, a empresa mantém programas de orientação ao produtor, oferecendo toda sua expertise no planejamento das lavouras. Entre as frentes inovadoras estão as soluções integradas para o manejo de doenças que comprometem a produtividade, iniciando o processo com o tratamento de sementes e indo até o final da safra. “Este apoio é fundamental e faz toda a diferença na colheita, quando o produtor terá a certeza de que investir em tecnologia possibilita rentabilidade”, conclui Alves.

Sobre os produtos Bayer CropScience

Por investir alto e de forma contínua em pesquisa e desenvolvimento, a Bayer CropScience consegue oferecer aos produtores brasileiros o que há de mais moderno para o manejo das lavouras de soja. O processo começa com o Atento®, fungicida voltado para tratamento das sementes da soja, que age de forma preventiva, ainda no estágio vegetativo, diminuindo a infecção da ferrugem asiática.

No segmento de fungicidas foliares, o destaque fica por conta do FOX®, mais recente lançamento desenvolvido pela Bayer CropScience. A solução pertence a uma classe química chamada Triazolinthiona. O produto é ideal para o manejo da ferrugem asiática e viabiliza a rotação de fungicidas, pois a classe Triazolinthiona permite que o produto atue de uma maneira mais forte e abrangente no metabolismo do fungo, proporcionando eficiência superior, mesmo em populações mais tolerantes aos fungicidas atuais. Sphere Max® é um fungicida turbinado para cultura da soja que possui a tecnologia de microcristais na formulação para o controle das principais doenças da cultura soja.

Sobre a Bayer CropScience

O Grupo Bayer é uma empresa global cujas principais atividades são focadas nas áreas de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience AG, subgrupo da Bayer AG e com faturamento anual em torno de EUR 6,830 bilhões (2010), é uma das líderes mundiais em inovação no segmento de ciências agrícolas voltadas para as áreas de Proteção de Cultivos, Sementes e Traits, além de Controle de Pragas Não-Agrícolas (Saúde Ambiental). A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio tanto para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável como para aplicações na área de Saúde Ambiental. A Bayer CropScience conta com uma força de trabalho global de mais de 20.700 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com 115 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo. Acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada