dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Equinos      
Alimentação é essencial para saúde de equinos
Práticas alimentares como fracionamento de comida e água abundante devem ser adotadas por criadores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
05/09/2011

Nutrir um cavalo é diferente de alimentar. Para nutrir adequadamente um animal, é preciso seguir algumas medidas, como o uso de suplementos. No entanto, o manejo também é importante. Fracionar a alimentação ao longo do dia, fornecer o máximo de verde possível, água abundante, não deixar alimentos por muito tempo no cocho e respeitar os horários de fornecimento também são práticas essenciais. As medidas para transformar um cavalo em campeão é tema de palestra realizada no dia 4 de agosto, em Barbacena, Minas Gerais.

Segundo Rosana Lage, médica veterinária da Organnact, para obter um cavalo saudável, é importante oferecer uma boa nutrição, balanceada e completada por suplementação. Também são importantes exercícios diários, manejo adequado de intervalo de alimentação e disponibilidade de água de boa qualidade.

— Um cavalo campeão é um cavalo saudável. Nenhuma ração possui todos os elementos nos níveis mínimos necessários para um melhor desempenho e qualidade de vida do animal. Daí a necessidade da suplementação, que proporciona os níveis de vitaminas e aminoácidos que o cavalo precisa receber diariamente — afirma a médica veterinária.

No entanto, ela diz não existir uma receita, mas sim uma quantidade mínima de nutrientes. A partir daí, o produtor precisa adequar a alimentação de acordo com as exigências do organismo do animal. Para isso, é preciso ter uma orientação profissional.

Outra medida importante, de acordo com ela, é procurar fracionar o máximo possível o alimento ao longo do dia, começando sempre com o verde para que haja um melhor aproveitamento da ração que está sendo fornecida, acompanhada da suplementação.

— O animal deve ser mantido sempre em um ambiente limpo, arejado e seguro. O criador deve fornecer o máximo de verde possível, água abundante de boa qualidade, não deixar alimentos aos quais o animal já teve acesso no cocho, respeitar os horários de fornecimento de alimento e não fornecer nem água nem alimento se o animal estiver quente, ou seja, cansado de um eventual exercício ou viagem — orienta Rosana.

Para ela, o cavalo também precisa de momentos de caminhada. Isso porque é preciso deixar que ele se movimente e exerça toda a sua natureza. Portanto, ele precisa ter a possibilidade de deitar e se esfregar no solo, assim como alongar seus músculos e se aliviar do estresse.

— É sempre bom contar com a ajuda de um profissional para acompanhar esses animais, assim como o ferrador, que deve manter os cascos grosados e saudáveis. Na verdade, é uma equipe que precisa estar unida em prol da saúde e do bem estar do animal. Essas medidas trazem um benefício econômico, pois o pouco que o animal come é aproveitado ao máximo — conta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Organnact através do número (41) 2169-0400.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Equinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada