dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     14/05/2024            
 
 
    
Meio Ambiente      
Ações diminuem emissão de gases estufa na pecuária
Medidas de sequestro de carbono em áreas de pastagem podem anular as emissões por parte dos bovinos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
12/11/2013

A pecuária é responsável por parte considerável das emissões de gases estufa na atmosfera. Devido a esse problema, tem-se buscado soluções econômicas que possam diminuir ou até mesmo anular essas emissões. Assim como a utilização de sistemas silvipastoris e agrossilvipastoris, algumas mudanças na nutrição dos animais e adoção de mecanismos de desenvolvimento limpo nas áreas de pastagem.

Segundo Patrícia Anchão, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, a pecuária influencia na emissão de gases de efeito estufa através das emissões de metano por parte dos animais e da emissão de óxido nitroso nas passagens dos solos.

— Existem várias estratégias utilizadas pelos pecuaristas para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. No entanto, existem outras que deveriam ser incentivadas, como a redução do desmatamento. Outro fator bastante importante como estratégia seria o incentivo da agricultura e pecuária com baixa emissão de carbono. Nesse caso, a medida preconizada seria a intensificação das áreas de pastagem — afirma a pesquisadora.

Outra forma de retirar esses gases da atmosfera, de acordo com ela, é a introdução do componente arbóreo nos sistemas de pastagem, seja por sistema silvipastoris (SSP) ou agrossilvipastoris, como a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).

— Existem outras formas específicas focadas dentro da fazenda, como estratégias nutricionais para a diminuição da emissão de metano entérico. Essas estratégias contemplam ainda o uso de vacinas e balanceamento correto da dieta — conta.

Patrícia acrescenta ainda que outras medidas podem ser adotadas pelos pecuaristas que já usam a intensificação de pastagem, como ajustes nas adubações ou adoção de mecanismos de desenvolvimento limpo no sentido de aumentar a eficiência do uso dos fertilizantes nitrogenados e melhorar a distribuição das fezes e urina dos animais.

— Todas essas medidas mencionadas acabam trazendo ganho de eficiência ao produtor. Portanto, ao mesmo tempo em que contribui para o meio ambiente, ele aumenta seu ganho em eficiência e economia — explica a pesquisadora.

Ela diz também que existem muitos dados de artigos científicos que mostram que o sequestro de carbono em áreas de pastagem pode anular totalmente as emissões por parte dos bovinos, por exemplo.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Pecuária Sudeste através do número (61) 3448-4433.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 06/09/2011
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada