dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Evento    
Congresso discute agricultura de precisão
Especialistas discutem em Não-Me-Toque (RS), na próxima semana, modelo que traz melhorias na gestão das propriedades
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MAPA
09/09/2011

Otimização do uso dos insumos agrícolas, redução dos impactos ambientais, aumento da lucratividade e melhoria na gestão das propriedades são alguns dos impactos da utilização da agricultura de precisão (AP). O conceito, em estudo há cerca de dez anos no Brasil, será tema do Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul), de 12 a 14 de setembro em Não-Me-Toque (RS).

Na programação do congresso estão previstas palestras, oficinas, apresentações de trabalhos técnicos e pesquisas, além da reunião de prestadores de serviço. Participantes de outros países, como Alemanha, Argentina e Paraguai, participarão da discussão do tema.

A agricultura de precisão preconiza o uso racional dos recursos naturais na produção de alimentos e é uma das ferramentas escolhidas pela Coordenação de Acompanhamento e Promoção da Tecnologia Agropecuária (Capta) do Ministério da Agricultura para promover a competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Utilizada hoje principalmente em propriedades de cultivos de grãos, a AP pode ser empregada também na produção pecuária.

Das técnicas baseadas em agricultura de precisão, a mais citada é a aplicação de fertilizantes, que passou a ser feita de maneira diferente em cada metro da plantação, de acordo com a necessidade. A diferenciação é possível com a tecnologia de um GPS que registra a necessidade específica do solo e controla a colocação do adubo por computador a bordo da máquina. Essa técnica elimina o excesso ou a falta do fertilizante, que se verificam quando é utilizada a dosagem média para toda a lavoura. “Ele utilizará a mesma quantidade de produto, mas a colheita será muito melhor”, afirma o Coordenador da Capta, Roberto Lorena.

Na pecuária, um dos modelos desenvolvidos para gado leiteiro é o programa “Balde Cheio”. A técnica consiste em utilizar racionalmente os recursos naturais do ambiente e aproveitar o potencial genético de cada animal. O pasto é dividido em vários piquetes e então é determinada uma sequência e um período em que o animal irá permanecer em cada espaço. A alimentação de cada vaca é calculada separadamente “Esta técnica não custa nada e traz um ganho fantástico na alimentação do gado”, aponta Lorena.

Os interessados em participar do Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão podem acessar o site do APSul no endereço: www.apsulamerica.net/pt/index.htm

Grupo de discussão

O Ministério da Agricultura, no âmbito da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, aprovou a formação de um grupo que abordará agricultura de precisão. O objetivo é promover a disseminação e padronização das técnicas, criar um diagnóstico das potencialidades e desafios, perceber a capacidade produtiva da indústria, e discutir as inovações tecnológicas para diminuição dos impactos ambientais. A intenção é reunir, além dos produtores que já utilizam as técnicas, representantes de vários setores da agropecuária e silvicultura.

Um dos principais desafios do setor é conseguir a participação das instituições de ensino. “A capacitação dos profissionais, principalmente técnicos agrícolas ou operadores de máquinas, é essencial para a disseminação da AP no país”, afirma o coordenador do Capta. Todos os setores que participarão do grupo deverão unir esforços para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. (Débora Bazeggio)
 

 
 
 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura de Precisão
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada