dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sistemas Sustentáveis de Produção    
Integração lavoura-indústria-pecuária contribui para agricultura de baixo carbono
Inovação e racionalidade na utilização dos recursos naturais coloca o Brasil entre os principais fornecedores de proteínas do mercado internacional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ronaldo Trecenti
18/09/2013

O Brasil, nas duas últimas décadas, vem se destacando no cenário internacional com aumentos significativos da produção agrícola, em função do aumento da produtividade, seja na agricultura, seja na pecuária, colocando-se entre os principais países competidores na produção de alimentos e agroenergia, com capacidade de atender ao forte aumento da demanda mundial por esses produtos.
Somos um dos principais fornecedores de proteínas no mercado internacional de alimentos, exportando os nossos excedentes para mais de 215 locais do planeta.

Todos esses avanços são resultados do aumento da utilização de tecnologias pelos produtores rurais, pela inovação nos sistemas de produção e principalmente pela garra dos nossos heróis anônimos do campo.

Um bom exemplo de inovação e racionalidade na utilização dos recursos naturais realizado por um empreendedor rural pode ser visto na Goiás Verde Alimentos, empresa agroindustrial, que fica localizada em Luziânia-GO, onde se produz diversas culturas agrícolas irrigadas (milho, tomate, feijão, trigo, ervilha, goiaba etc.) com a utilização de água de barramentos construídos ao longo do leito do ribeirão Pamplona, para armazenar a água das chuvas que caem durante o período de verão, que se estende do mês de novembro a março. 


 
Esta é uma estratégia muito inteligente e eficiente de aproveitamento racional da água, pois a sobra de água das chuvas é reservada para irrigação das culturas na entressafra ou período da seca e caso não fosse armazenada se perderia ao ser carreada ao longo do ribeirão e não possibilitaria a intensificação de uso da terra, com o aumento da oferta de alimentos de qualidade, geração de empregos e renda.


  
 Lá utilizam o Sistema Plantio Direto (SPD) que dispensa o preparo do solo, reduzindo o gasto com óleo diesel, com a conseqüente redução da emissão de gases de efeito estufa, permite a realização simultânea das operações de colheita e plantio, pois as máquinas que realizam a colheita das culturas de verão são seguidas por semeadoras que realizam o plantio das culturas de inverno, ou melhor, irrigadas ou de entressafra, porque na verdade praticamente não existe a estação de inverno na região.


 
Plantio Direto das culturas irrigadas é prática rotineira na região

Outro aspecto relevante do SPD é que a palhada resultante dos restos culturais da cultura anterior protegem o solo contra a ação direta dos raios solares e dos ventos, mantendo por mais tempo no solo a água fornecida pela irrigação, gerando uma economia de água de até 30% e a conseqüente redução nos gastos com energia.

Além disso  esta palhada que cobre o solo também evita a disseminação de doenças muito severas como o mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) que ataca as principais culturas irrigadas como o feijão, o tomate e a ervilha, podendo causar perdas de até 80% da produção e cujo controle químico é muito oneroso e de moderada eficiência em casos de alta incidência do fungo na lavoura.

A palhada é uma barreira física que dificulta a penetração de luz no solo e por isso reduz a germinação das sementes (esporos) do fungo, reduzindo a sua disseminação e consequentemente a redução do uso de fungicidas para o seu controle, resultando na redução do risco de contaminação do ambiente e de intoxicações.

Na Goiás Verde boa parte da área irrigada é cultivada com milho verde para fornecimento de matéria prima para a indústria de enlatados. Colhem-se as espigas do milho verde que seguem para processamento na agroindústria. O colmo e as folhas que ficaram na lavoura são ceifados e picados por uma máquina ensiladeira e transportados por caminhões basculantes até um silo, estrategicamente construído numa área marginal de pastagem próxima dos pivôs.


  

Lá essa massa verde é ensilada e/ou misturada a concentrados para fornecimento aos lotes de bois magros, mantidos em confinamento, em estrutura coberta para maior conforto dos animais. Os resíduos das espigas de milho (palha, sabugo, descarte) que seguiram para a agroindústria também são utilizados para alimentação dos animais. Nada se perde.

Mais a racionalidade no uso dos recursos e insumos não para por aí. As fezes dos animais mantidos no confinamento são recolhidas diariamente e armazenadas em áreas pavimentadas, onde são misturadas com rocha moída de fosfato natural e recebem a inoculação de uma bactéria que promove a solubilização parcial do nutriente fósforo e produz o biofertilizante.


 
A produção de fertilizantes fosfatados químicos é realizada através de processos industriais que demandam grandes quantidades de energia e emitem altas concentrações de gases de efeito estufa (GEF)

Na Goiás Verde 80% do fertilizante utilizado anualmente é produzido na própria fazenda, proporcionando uma redução considerável nos custos de produção e uma significativa contribuição para a mitigação das causas do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Exemplos como esse são dignos de prêmio e, no mínino, de serem amplamente divulgados e seguidos, em especial num país cujo Governo Federal assumiu o compromisso voluntário de reduzir a emissão de GEF em quase 40%, até 2020.

Lá nada se perde, ou quase nada, pois só se perde o berro do boi, que pode ser gravado. É o campo fazendo a sua parte para alimentar o mundo, conservando os recursos naturais e contribuindo para um ambiente melhor para toda a sociedade.

Artigo originalmente publicado em 26/09/2011 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
LUCAS TEIXEIRA
26/09/2011 - 19:12
Bacana demais, exemplos como o dessa fazenda, trazem ao produtor otimismo em usar dos sistemas sustentßveis, como plantio direto, integraþ§es agrossilvipastoris e manejo integrado de pragas.

Lucas Alves Teixeira - Editor das Revistas
www.revistaagropecuaria.com.br
www.revistaveterinaria.com.br

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Sistemas Sustentáveis de Produção - Artigos já Publicados

Queimadas e incêndios florestais são ameaças permanentes ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa
11/02/2014

Mecanização Agrícola na Agricultura Familiar
20/01/2014

PD: efeito da palhada no manejo do mofo branco da soja e do feijão
03/09/2013

Aprovada Lei que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
20/04/2013

Florestas plantadas no Distrito Federal
26/03/2013

Manejo da fertilidade do solo para altas produtividades
16/02/2013

O papel do Brasil na produção sustentável de alimentos e agroenergia
07/12/2012

Sustentabilidade do agronegócio brasileiro e o Código Florestal
03/12/2012

Florestas plantadas no Distrito Federal
31/10/2012

Importância da palhada no Plantio Direto: faça chuva ou faça sol
24/09/2012

Economia Verde e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
27/08/2012

A falta de Seguro Agrícola pode ameaçar o sucesso do Programa ABC
19/03/2012

Sistemas sustentáveis de produção
07/02/2012

Economia Verde e o Sistema Plantio Direto
05/12/2011

Novo Código Florestal brasileiro: 1ª batalha - vitória do bom senso e da democracia
10/06/2011

Código Florestal brasileiro: dois pesos e duas medidas
15/04/2011

Contribuição do Sistema Plantio Direto para a redução da incidência da soja louca II
28/02/2011

Contribuição do Plantio Direto para a melhoria da qualidade da água
24/01/2011

Prevenção e controle das queimadas
01/11/2010

Um inimigo cruel das áreas de Plantio Direto e de Integração Lavoura-Pecuária
01/10/2010

Desafios para a implementação do programa Agricultura de Baixo Carbono
03/09/2010

Programa Agricultura de Baixo Carbono e o Sistema Plantio Direto
23/07/2010

Vazio Sanitário versus a produção de palhada para o Sistema Plantio Direto
09/07/2010

Capacitação da Assistência Técnica em ILPF e SPD
11/05/2010

Plantio Direto de qualidade ganha incentivos
08/04/2010

Manejo de doenças e pragas no Sistema Plantio Direto
02/03/2010

Serviços ambientais gerados pelo Sistema Plantio Direto
30/01/2010

Sistema Plantio Direto
18/12/2009

Sistemas Sustentáveis de Produção Agrícola
04/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada