dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Cartilhas    
Cartilhas gratuitas sobre árvores frutíferas
Publicações prometem orientar pequenos produtores sobre como utilizar técnicas de manejo na fruticultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
07/10/2011

Novas publicações prometem orientar os pequenos produtores sobre como trabalhar com determinadas técnicas de manejo na fruticultura. As cartilhas “Poda de Árvores Frutíferas” e “Propagação de Árvores Frutíferas” foram lançadas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq) no último mês de agosto e abordam assuntos como de que jeito deve ser conduzida a poda e quais as vantagens de se utilizar a propagação de árvores. As publicações podem ser encontradas gratuitamente no site da Esalq e na Casa do Produtor Rural.

Segundo João Scarpare, professor associado do Departamento de Produção Vegetal da USP/Esalq, a ideia da publicação das cartilhas surgiu das demandas existentes na Casa do Produtor Rural, uma entidade de futura extensão da faculdade. De acordo com ele, havia muita demanda por informações sobre podas de árvores frutíferas e propagação de plantas.

— O objetivo das publicações é direcionar todas as pesquisas relacionadas e desenvolvidas na Esalq ao pequeno produtor. Portanto, pensamos em fazer uma apostila direcionada para o pequeno produtor, com exemplos e explicações sobre a parte teórica da poda de árvores frutíferas — afirma o professor.

Nessas publicações, ele conta que são definidos aspectos teóricos, como por exemplo, o que é a poda, quais são os objetivos que devem ser alcançados, como deve ser conduzida, a época em que deve ser feita e as especificidades de cada cultura.

— No caso da propagação, definimos quais são os métodos para fazer a propagação, quais são as vantagens de se utilizar a propagação, por que se utiliza a propagação para determinadas espécies e damos alguns exemplos da propagação da produção de mudas de algumas espécies frutíferas — conta Scarpare.

O professor diz que foram feitas 2000 cópias de cada cartilha e que a distribuição é gratuita. Para adquiri-las, o produtor deve se direcionar à Casa do Produtor Rural ou acessar o site da Esalq através do link www.esalq.usp.br. Na página principal, ele irá encontrar um link que direciona para o serviço de cultura e extensão, onde está locada a Casa do Produtor Rural e as cartilhas online.


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Felipe
07/10/2011 - 11:20
Muito bacana o material os alunos e os professores que realizaram este trabalho estÒo de parabens.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada