dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/10/2017            
 
 
    

Embora todos reconheçam que, na maioria das empresas, os resultados estão diretamente ligados à capacidade dos profissionais em que nelas atuam, poucas são as organizações que dão a atenção necessária a esta questão, geralmente negligenciando o desenvolvimento potencial de seus recursos humanos.

A busca e a retenção de profissionais qualificados tem sido um dos maiores desafios das organizações, sobretudo no momento atual da economia brasileira, marcado pelo crescimento econômico, boas oportunidades de mercado e falta de mão de obra qualificada – como podemos observar, por exemplo, nos baixos patamares históricos da taxa de desemprego.

No setor primário, em que o negócio não tem muitas vezes um planejamento estratégico elaborado e consolidado, tal questão merece ainda mais destaque, uma vez que são raras as iniciativas de capacitação e apoio ao desenvolvimento dos profissionais, além da profissionalização da gestão de negócios comumente familiares, como vimos em outro artigo recente.
 
Envolver as pessoas nas definições das metas do negócio e fazer com que participem da análise e da avaliação das perspectivas futuras, se comprometendo com os resultados, pode ser, como temos constatado, um importante método para que a empresa cresça de modo sustentado, se destacando no mercado.
 
De modo geral, as pessoas, em menor ou maior grau, estão sempre em busca de crescimento e as metas, quando bem definidas e factíveis, podem motivá-las a acelerar este amadurecimento. Nesse sentido, uma gestão profissional permite, na maioria das vezes, a formação de equipes que mantenham desempenhos superiores, proporcionando resultados não só para o indivíduo como também para a organização como um todo. 
 
Prova disso é a matéria publicada na Revista Exame deste mês, sobre uma das primeiras fazendas do país com foco em produção pecuária a implantar um sistema de gestão estruturado, contemplando estabelecimento de indicadores, metas, planos de ação e controle sistemático, com apoio de uma consultoria especialista em gestão. 
 
Com o título “Até os peões têm meta”, a matéria revela que o envolvimento, o comprometimento e a capacitação da mão de obra, aliados a um planejamento estratégico de longo prazo e à participação nos resultados, foram fatores fundamentais para que o negócio atingisse padrões de excelência em desempenho e alta lucratividade.
 
Ainda que muitos não dêem a devida importância para este assunto, poupando investimentos no curto prazo, é possível perceber que há um considerável aumento de custo devido à baixa produtividade, falta de qualidade e alta rotatividade. Dessa forma, capacitar funcionários é um investimento com retorno garantido para a empresa, influenciando significativamente os seus resultados e o seu crescimento.
 
Ampliar o nível de desenvolvimento dos funcionários pode levá-los a atender as necessidades específicas de uma empresa, direcionando-o aos resultados esperados. O investimento na educação e na qualificação das pessoas auxilia as empresas a atingir seus objetivos e, ao mesmo tempo, proporciona empregos com melhores condições, gerando mais riquezas para a sociedade.
 
Qualquer organização deve estabelecer um processo de capacitação dos profissionais e acompanhamento do seu desempenho, pois, com o constante aumento da competitividade entre as empresas, torna-se cada vez mais importante a formação de equipes de elevado desempenho, aptas a resolver problemas e contribuir para os resultados do negócio.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Ferramentas Gerenciais - Artigos já Publicados

Sangha Investments
Serviços ecossistêmicos: oportunidades reais para o campo
22/11/2011

Prodap
Gestão familiar no agronegócio
03/11/2011

Sangha Investments
Programa ABC: maior inovação e competitividade no campo
25/10/2011

Sangha Investments
Pecuária Sustentável
27/09/2011

Prodap
A gestão e o agronegócio no Brasil
08/09/2011

I9 Campo
Importância do planejamento
23/08/2011

I9 Campo
Controles internos
07/07/2011

Ag Solve
Água: símbolo de vida e de morte
29/03/2011

Ag Solve
A importância da detecção e alerta de descargas atmosféricas
03/02/2011

I9Campo
Equilíbrio solo-planta: uma visão da I9Campo
24/01/2011

AG Solve
Você sabe o que é hidrologia florestal?
29/12/2010

I9Campo
Inovações tecnológicas e eficiência do processo produtivo
02/12/2010

Ag Solve
Usinas e agroindústrias precisam de monitoramento meteorológico constante
30/11/2010

Ag Solve
Raios: uso de tecnologia evita mortes e prejuízos
22/10/2010

AG Solve
Como irrigar corretamente a plantação?
27/08/2010

AG Solve
Estação meteorológica reduz risco da prática da queimada na agricultura
17/08/2010

AG Solve
Tecnologia diminui desperdício de água na produção
09/06/2010

AG Solve
Cultura monitorada proporciona maior garantia de lucro
13/05/2010

AG Solve
A agricultura inteligente
22/03/2010

AG Solve
A importância do monitoramento da umidade do solo na agricultura
02/02/2010

AG Solve
Como evitar que as mudanças climáticas reduzam o lucro dos agricultores?
18/12/2009

AG Solve
A importância da meteorologia para produção de Bioenergia
23/10/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
21/10/2017
Dia de Campo Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Sete Lagoas - MG
23/10/2017
Semana Nacional de Ciência
Petrolina - PE
24/10/2017
XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Lavras - MG
07/11/2017
SemiáridoShow
Petrolina - PE

28/09/2017
Curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
São Carlos - SP
23/10/2017
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Morango - PIMo
Jaguariúna - SP
21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada