dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Sustentabilidade gera retorno econômico
Mudanças dentro da fazenda promovem economia de recursos e agregação de valor ao produto e à propriedade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
14/04/2014

Muito se fala em sustentabilidade atualmente. No entanto, a ideia de que ela pode estar ligada à lucratividade econômica ainda não é muito difundida. A adoção de medidas sustentáveis dentro da propriedade rural pode, além de ajudar a economizar recursos e conservar o meio ambiente, trazer benefícios econômicos com o pagamento de serviços ambientais. A Sustentabilidade Integral Dentro da Porteira é um dos temas do Fórum Produção, Conservação e Lucratividade - A Economia Verde Como Via de Equilíbrio, organizado pelo Portal Dia de Campo, em Campinas (SP), no dia 26 de outubro de 2011.

Segundo Beatriz Bezeruska, diretora da Berte Florestal e presidente da Comissão de Produtoras da Famato, para tornar uma propriedade rural sustentável, é preciso adequar a propriedade à legislação ambiental. Para isso, é muito importante a participação do produtor na discussão da legislação, que deve estar aliada à sustentabilidade econômica. Em segunda instância, está a agregação de valor aos produtos e à propriedade. 

— Quando assunto é o investimento necessário na fazenda, é preciso separar por atividade. Na agricultura, por exemplo, para se beneficiar da agregação de valor, é possível substituir o plantio convencional por plantio direto, implantar um sistema de integração lavoura-pecuária ou ainda uma produção de biocombustível. Já na pecuária, é possível utilizar a recuperação das pastagens degradadas ou a integração lavoura-pecuária-floresta — afirma a diretora.

De acordo com ela, na questão do gado leiteiro, o produtor pode adequar as instalações que abrigam o gado colocando biodigestores para tratar os dejetos dos animais e diminuir a contaminação do solo. Ao mesmo tempo, aproveita-se o gás para gerar energia. Esse tipo de procedimento gera um retorno bem significativo, já que o metano paga 21 vezes mais que o carbono.

— O produtor também pode fazer um trabalho em cima da água, especificamente, assim como belezas cênicas. O serviço da água também pode ser remunerado ao produtor, embora as legislações ainda estejam sendo desenvolvidas. Ela explica que o retorno é mensurado conforme o projeto em si e que os preços são medidos de acordo com a volatilidade do mercado — conta Beatriz.

Para ela, todo esse processo passa por uma conscientização do produtor e uma forte mudança de paradigma de ser um produtor isolado, principalmente na cadeia da pecuária. Para essas ações, é necessária a agregação de um grupo de produtores. Todos esses tipos de trabalho têm maior êxito quando há uma agregação. O produtor pode se beneficiar inclusive financeiramente desses serviços.

A diretora explica que tudo isso está diretamente ligado à informação. Segundo ela, o produtor bem informado, antenado com as novas tecnologias e pró-ativo em fazer mudanças dentro da propriedade, consegue obter um adicional à receita.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 18/10/2011

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada