|
|
Embrapa Suínos e Aves
18/10/2011
|
Carregando...
A competitividade nos mercados produtores de suínos e aves entre Brasil e França é tema de um seminário que acontece hoje, terça-feira (18), a partir das 13h30 no auditório da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Participam do seminário três representantes de instituições de pesquisa da França: Fabien Champion, gestor de projetos do Institut de l'Élévage; Pascale Magdelaine, do Institut Technique de l'Aviculture; e Boris Dufolt, do Institut du Porc. Os franceses também estão conhecendo de perto as características da produção brasileira visitando as principais associações de produtores de frango e suínos nas regiões Sul e Centro-Oeste.
A França é hoje um dos principais exportadores mundiais de suínos e aves. Segundo números da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o país exportou em 2009 mais de 348 mil toneladas de carne de frango (principalmente para Arábia Saudita, Iêmen, Rússia, Reino Unido e Alemanha) e mais de 468 mil toneladas de carne e cortes suínos (os principais destinos, além dos países da União Europeia, foram Japão e Coreia do Sul).
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango desde 2004 e em 2010 respondeu por 43,4% das exportações mundiais (aproximadamente 3,8 milhões de toneladas), segundo dados da Ubabef (União Brasileira de Avicultura). O país também exportou mais de 540 mil toneladas de carne e cortes suínos em 2010, conforme a Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína). (Lucas Scherer Cardoso)
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |