dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Livros  
Livro auxilia produtores de palmito
Antes de ingressar na atividade, é preciso buscar auxílio de profissionais e estudar mercado consumidor
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
21/10/2011

A produção de palmito cultivado no Brasil ainda é carente de informações, deixando os produtores à mercê das condições do meio e utilização, por vezes, inadequada de manejo. O principal medida a tomar antes de ingressar na atividade é buscar auxílio de profissionais especializados. Outra medida importante é se preocupar com o mercado consumidor. Para auxiliar os produtores e informar os já experientes profissionais do ramo, foi lançado o livro “Palmeiras para a produção de palmito”, publicado pela Embrapa Florestas, em parceria com a Fundação Terra, a Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Segundo Álvaro Figueredo dos Santos, pesquisador da Embrapa Florestas, é importante que o produtor que planeja entrar na atividade de produção de palmito procure um instituto de pesquisa ou uma assistência técnica. A partir daí, ele deve realizar um bom projeto e adquirir mudas de qualidade.

— Outro ponto importante é a preocupação com o mercado. Ele deve analisar qual o tipo de palmito que irá produzir e qual o seu mercado consumidor, seja indústria, feira ou restaurante. Além disso, ele deve se informar sobre a distância com relação ao mercado e procurar orientações da Emater, Epagri e outras instituições que podem ajudá-lo a realizar um bom projeto — orienta o pesquisador.

Para auxiliar o produtor e informar técnicos, extensionistas e outros profissionais do ramo, a Embrapa e suas parceiras decidiram lanças o livro “Palmeiras para a produção de palmito”, produto de um projeto que a Embrapa vem conduzindo nos últimos dez anos desde a parte de produção de mudas, estudos de mercado, zoneamento edafoclimático, espaçamento e sanidade.

— Ele contém informações geradas nesses projetos e mais informações organizadas a partir de obras literárias. A publicação tem como finalidade atender ao segmento de palmito cultivado, onde existe carência de informações sobre como plantar, como fazer a adubação e como controlar doenças — afirma o pesquisador.

De acordo com ele, a publicação foi uma maneira de disponibilizar essas informações aos técnicos, engenheiros agrônomos e florestais, assim como pesquisadores, extensionistas e produtores.

Para colocar o projeto em prática, a Embrapa contou ainda com a participação de diversos pesquisadores da própria empresa e do Iapar, bem como professores de universidades. Ele é comercializado pela sede da Embrapa a um custo de R$25 através do link www.embrapa.br/liv. Além do livro, a empresa e seus parceiros têm gerado outras publicações e boa parte delas se encontra disponível no link http://www.cnpf.embrapa.br/.

Para mais informações, basta acessar o site da Embrapa através do número (41) 3675-5600.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Palmito
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada