dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade    
Pagamento por serviços ambientais é necessário
Especialista diz que agricultor que cumpre regras sustentáveis pode ir à falência ao arcar sozinho com custos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
22/02/2013

Quando o assunto é a economia verde como modelo sustentável, as opiniões se divergem. Para Ademar Romeiro, economista da Unicamp e membro do Núcleo de Economia Agrícola e Meio Ambiente, o crescimento econômico implica sempre em algum impacto no meio ambiente. No entanto, existem formas de minimizar esse impacto e é para isso que os produtores devem atentar. Por outro lado, tecnologias e projetos que visam produzir com sustentabilidade podem ser menos lucrativos e até causar prejuízos ao produtor. Por isso, muitos especialistas defendem o pagamento por serviços ambientais, visto que seria um reconhecimento do serviço prestado a toda a sociedade.

— Não existe a possibilidade de continuar crescendo sem algum impacto. O que se pretende com a economia verde é possibilitar que os países pobres ou emergentes que precisam crescer possam fazê-lo de maneira menos impactante. É possível fazer isso, pois existem opções tecnológicas que reduzem a quantidade de emissões de resíduos por unidade de produto — afirma o economista.

Pagamento por serviços ambientais é um importante instrumento econômico de política ambiental

Para ele, o sistema agrossilvipastoril, por exemplo, é importante dentro do conceito economia verde. Em primeiro lugar porque se trata de um setor que produz matérias-primas e alimentos de maneira renovável.

— O petróleo, matéria-prima não renovável, ao ser queimado ou usado, provoca um grande impacto, seja em termos de aquecimento global, seja em termos de produtos poluentes jogados ao meio ambiente. Então, a substituição de matérias-primas não renováveis por renováveis implica no menor impacto ambiental — explica.

Em segundo lugar, Romeiro diz que a produção dos renováveis tem que ser sustentável, ou seja, deve continuar sendo renovável. De acordo com ele, ao realizar uma produção vegetal ou animal sustentável, não só possível conservar o ambiente agrícola em longo prazo, mas também produzir serviços ecossistêmicos que beneficiam a todos.

O economista fala também sobre o princípio de precaução e prevenção, princípios estes que têm como objetivo mensurar o risco ambiental de determinado projeto, permitindo assim que o produtor tome as medidas preventivas necessárias ou ainda prevenir o avanço de determinado projeto em situações de risco.

— Existe um risco ambiental que pode ser mensurado probabilisticamente. Nesse caso, não é preciso falar em precaução porque é possível tomar medidas de prevenção e não de precaução. O termo precaução, que deu origem ao princípio da precaução, se refere a situações de risco onde não é possível estimar probabilisticamente a gravidade do risco. Nesse caso, o princípio da precaução diz que é necessário não avançar — conta.
 
Pagamentos por serviços ambientais

Quando o assunto é o pagamento por serviços ambientais, Romeiro tem opinião definida. Para ele, esse é um importante instrumento econômico de política ambiental porque um agricultor que cumpre as regras de uma agricultura sustentável pode ter certos custos extras que deveriam ser arcados, em parte, pela sociedade.

— Isso porque não é somente o agricultor quem se beneficia, mas sim a sociedade como um todo. Além disso, muitos desses custos os quais ele terá, não são possíveis recuperar com o preço de venda de seu produto. Assim, ele pode ir à falência caso tenha que arcar sozinho com esses recursos. O pagamento por serviços ambientais é um reconhecimento por parte da sociedade de que o produtor produz benefícios para a sociedade e é, dessa maneira, remunerado pelos serviços que presta — conclui o palestrante.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 29/05/2012

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada