dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/03/2017            
 
 
    

O que pensa a cidade dos negócios lá do campo? O que pensam as classes sociais emergentes, das grandes cidades brasileiras, sobre o agronegócio? Qual é a percepção dos segmentos de alta renda e com altíssima educação a respeito do setor agrícola? Será que o conceito da cadeia de valor do "agribusiness" é decodificado pela população urbana? 

Para desvendar essas questões o Núcleo de Agronegócio da ESPM finalizou uma pesquisa na cidade de São Paulo, para ajudar a colocar luz no tema. Foi uma pesquisa exploratória, sendo uma quantitativa com 77 pesquisados, no segmento de alta renda e altíssima educação e outros dois grupos numa pesquisa qualitativa,  da classe "C", sendo um dos grupos mulheres e o outro homens.

Assisti pessoalmente a um dos grupos, na reunião das mulheres Classe C, Lembrei-me da inesquecível expressão do Joãozinho 30, carnavalesco vitorioso, que disse "quem gosta de miséria é intelectual!". Uma sensação parecida tive, ao sentir um forte orgulho dos entrevistados ao associarem o progresso, a importância internacional do agronegócio brasileiro, ao respeito que o mundo passou a conferir para o Brasil nesse setor.
 
Imediatamente estabeleci uma relação de valores e de auto-estima entre a vontade de inclusão e de sucesso desses cerca de 100 milhões de brasileiros, da nova classe média, com o êxito do agronegócio. Ouvi e vi um discorrer claro sobre o que significa agronegócio, "os negócios das coisas que são produzidas a partir do que é feito no campo"; presenciei debates entre os participantes falando desse novo interior, diferente do passado, com tecnologia, com mais qualidade de vida.
 
Nesse grupo de mulheres classe C, a associação entre o " novo interior " do Brasil, com o agronegócio fica claro. Há esperança, existe satisfação e uma imagem de poder, beleza e riqueza, nos remetendo então ao luxo das escolas de samba e às verdades proferidas por Joãozinho Trinta. Do plano Real, até agora, vimos as classes C/D brasileiras que representavam 39% do consumo no país, passarem a significar 60% do consumo nacional. A ascensão provocou mudanças de valores, necessidades, vontades e desejos diferenciados de consumo. O movimento sociologico das classees sociais está sempre acompanhado por simbolos de status e de poder. E, nesse sentido, vi uma relação umbilical entre a nova classe média do país e o significado de sucesso do que passou a representar, e consequentemente ser percebido, o agronegócio.
 
Existem aspectos desagradáveis nas percepções urbanas? Sim. Nesse mesmo grupo, o êxodo rural é associado ao pequeno, ao pobre, ao sofrido do campo. Porém, vi uma clara distinção de percepção entre esse "campo de sucesso" o agroengócio, versus o " campo do atraso ", o antigo...
 
Fica agora um sentimento a partir da observação do grupo entrevistado: Inclusão é o nome do jogo. Auto-estima é a necessidade que reúne o agro ao cidadão urbano emergente. Existem afinidades. O que está faltando é uma ação inteligente de comunicação que apresente, de maneira amiga, fraternal e carinhosa, a nova classe média urbana do país à nova sociedade trabalhadora e empreendedora do campo.
 
O Agronegócio mudou o Brasil, e o cidadão urbano brasileiro guarda, no seu íntimo, uma forte admiração pelo campo.
 
Texto elaborado com exclusividade para o material InfoWolf 16
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Sementes e Mudas - Artigos já Publicados

Wolf Seeds
Manejo de pastagem: recuperar ou reformar
04/10/2011

Pioneer
Práticas agronômicas que interferem na produção de silagem de milho
01/09/2011

Wolf Seeds do Brasil S/A
Perspectivas para a safra 2010/2011
11/08/2011

Wolf Seeds
Stylosanthes spp cv Campo Grande
19/07/2011

Wolf Seeds do Brasil
Época de compra de sementes forrageiras
14/06/2011

Wolf Seeds
Integração Lavoura Pecuária (ILP)
31/05/2011

Pioneer Sementes
A evolução da produtividade do milho no Brasil
26/05/2011

Wolf Seeds
Utilização dos adubos verdes
14/04/2011

Wolf Seeds
Nova praga das pastagens e cultivos
15/03/2011

Wolf Seeds
Alimentação e suplementação de bovinos
07/02/2011

Pioneer
Avanços tecnológicos da cultura do milho no Brasil
26/01/2011

Wolf Seeds
A utilização de Brachiaria brizantha cv. Marandu como palhada
10/01/2011

Wolf Seeds
Fósforo é essencial para o capim
09/12/2010

Pioneer
Mudança de conjuntura torna mercado do milho atrativo
03/12/2010

Wolf Seeds
A braquiária de VC 36% e a lei
09/11/2010

Pioneer
Silagem de milho: combinando volume com qualidade
19/10/2010

Wolf Seeds
Como melhorar a qualidade nutricional das forrageiras tropicais
11/10/2010

Wolf Seeds
A thithonia e o êxito com apoio da extensão
03/09/2010

Pioneer
Manejo da Soja com o gene Roundup Ready® no Brasil
09/08/2010

Pioneer
Sistema de solução completa Pioneer
26/07/2010

Wolf Seeds
Brachiaria Ruziziensis: uso e aplicações
07/07/2010

Wolf Seeds
A Hora da Pastagem
11/06/2010

Wolf Seeds
Época de compra de sementes forrageiras...
12/05/2010

Pioneer Sementes
Planejamento da soja precoce e milho safrinha no Brasil Central
29/03/2010

Wolf Seeds do Brasil S/A
Utilização de leguminosas nas práticas da adubação verde e rotação de culturas
16/03/2010

Pionner
Qualidade do Tratamento Industrial de Sementes Pioneer
03/03/2010

Wolf Seeds
Semente pirata pode sair caro...
11/02/2010

Pioneer Sementes
Pioneer disponibiliza Sistema de Solução Completa, para uma safrinha cheia de oportunidades
03/02/2010

Pioneer Sementes
Safrinha 2010, o que nos espera?
21/12/2009

Wolf Seeds
Utilização de forrageiras na Integração Lavoura-Pecuária
07/12/2009

Wolf Seeds
Plantio de sementes forrageiras
11/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
06/03/2017
Expodireto Cotrijal 2017
Não-me-Toque - RS
06/04/2017
IV Encontro Nacional da Soja
Londrina - PR
18/04/2017
IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Porto Alegre - RS
01/05/2017
Agrishow 2017
Ribeirão Preto - SP
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada