dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Projeto impulsiona tradições locais economicamente
Mapeamento de atividades tradicionais coloca profissionais no mercado, resgata folclores e busca simplificar legislação
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
25/11/2011

Desenvolver atividades rurais tradicionais é o objetivo do projeto de desenvolvimento territorial sustentável liderado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). Atividades como boi de mamão, terno de reis e até galpões para contação de histórias de pescador estão sendo resgatadas e incluídas no roteiro cultural e turístico de Santa Catarina. Com o mapeamento feito pelos pesquisadores e a publicação de uma carta de identidade cultural da região do litoral Centro-Norte do Estado muitos pequenos agricultores vão ter retorno financeiro imediato.

— Queremos que o desenvolvimento econômico regional garanta as características sociais e culturais de uma determinada região e que essa cultura possa ser transformada em um produto, em um serviço ofertado ao cliente da área turística. É feito um mapeamento da região junto às lideranças locais e de governo e, a partir daí, elaboramos um mapa de identidade daquele território para que sejam feitas associações e as atividades tradicionais também sejam desenvolvidas — explica  Ditmar Alfonso Zimath, diretor de extensão rural da Epagri.

O projeto é inspirado em modelos de sucesso europeus e conta com a parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura, com o Centro Latino Americano para o Desenvolvimento (Rimisp), a UFSC e diversas outras instituições públicas e privadas regionais. As áreas abrangidas pelo projeto são o Litoral Norte, Sul e nas Encostas da Serra de Santa Catarina. A ação resultou no Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), que aconteceu de 21 a 24 de novembro, no Marambaia Cassino Hotel e Convenções, em Balneário Camboriú (SC).

— O nosso grande desafio é a garantia de acesso e de permanência no mercado por parte dos produtos da agricultura familiar e da pesca. Todo marco legal para venda de produtos agropecuários tem por trás ações que preveem uma agroindústria consolidada nos moldes tradicionais, legislação tributária, fiscal, sanitária, previdenciária e trabalhista que choca de frente com a condição de permanência do pequeno agricultor — critica Zimath.

O diretor de extensão rural diz que um dos objetivos do projeto é a flexibilização da legislação para que sejam simplificadas algumas burocracias e para que os pequenos produtores consigam ter acesso ao mercado, sem que sejam necessárias as atuais padronizações industriais. Segundo ele,
com uma legislação mais moderna que inclua os pequenos produtores fica mais fácil manter tradições locais.

— O desenvolvimento territorial pressupõe organizar, dar escala e buscar condições para que os agricultores cumpram os requisitos básicos da legislação. Mas além disso queremos também discutir necessidades de alteração na legislação para que alguns produtos possam ser comercializados sem ter que buscar uma padronização tal qual o produto do mercado — explica o diretor.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem entrar em contato com a Epagri através do telefone (48) 3653-1153.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada