dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal  
Zinco é essencial para o crescimento da planta
Elemento é um ativador enzimático e suas doses via foliar devem estar baseadas em análises químicas de solo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
11/02/2014

Hoje, o produtor busca aumentar a produção extraindo o máximo de potencial produtivo da cultura. Isso só é alcançado com uma adubação equilibrada em quantidade adequada. Por isso, nenhum elemento deve ser esquecido, principalmente o zinco, um dos principais responsáveis pelo crescimento da planta. No entanto, com o uso de fertilizantes de alta concentração, esse elemento tem sido ignorado. Segundo Valter Casarin, diretor adjunto do IPNI (International Plant Nutrition Institute), a dose de zinco deve ser baseada, principalmente, nas análises químicas de solo, pois é através dessas análises que o produtor pode descobrir se há falta ou excesso de um determinado elemento.

— Para complementar essas doses, ele pode ainda fazer uma análise foliar. É bom lembra que a dose é muito variável em função da cultura, pois cada uma apresenta uma exigência diferente — afirma o diretor.

De acordo com ele, é importante lembrar ainda que o zinco é um elemento essencial para a cultura e desempenha um papel primordial, principalmente em relação ao crescimento. Em função disso, ele está muito relacionado com a produção.

— Ele é um ativador enzimático. Então, tem uma grande responsabilidade na maturação e crescimento das plantas — completa.

Para Casarin, fazer uma solução e aplicar dentro da planta não é tão simples. Ele explica que o as plantas são compostas de diferentes tipos de folhas jovens e maduras. Diante disso, as jovens absorvem mais eficientemente do que as folhas adultas. Por isso, é sempre importante optar por produtos de qualidade.

— Outro fator para o qual o produtor deve atentar é o estágio da planta, ou seja, em que momento ela exige mais nutrientes. Normalmente, esse período ocorre antes do florescimento. Por isso, as adubações foliares se concentram bastante nessa fase — diz.

O diretor acrescenta que é importante também realizar a adubação durante os períodos mais frescos, nunca durante os quentes. Além disso, deve-se observar a umidade do ar, pois quanto maior ela for maior será a absorção pelas plantas.

— As fontes dos nutrientes também são importantes. Existem três: o sulfato, o cloreto e o nitrato. Cada uma conta com um comportamento diferente em termos de eficiência de absorção — explica.

A adubação foliar não deve ser feita de forma isolada, pois é uma complementação à adubação do solo. Além disso, ela deve ser feita nos momentos de maior exigência da planta. Como exemplo, o diretor cita a correção do solo pela calagem, que diminui a disponibilidade de zinco no solo, tornando importante a atenção em relação à adubação.

— Os efeitos da deficiência de zinco no solo se dão pelo fato de estarmos incorporando, hoje, solos de baixa fertilidade, como é o caso do Cerrado. Nesse caso, é preciso pensar em um programa de adubação, inserindo o elemento zinco — completa.

Para mais informações, basta entrar em contato com o IPNI através do número (19) 3433-3254.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 30/11/2012
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Odair Faber
17/11/2012 - 11:46
Gostaria de acrescentar que atualmente as fontes de Zn, nao estão restritas aos veículos mencionados pelo autor tais como sulfatos, cloretos e nitratos.
Não podemos esquecer de outra fonte representada pelos
Fosfitos.6ne3

Reato Wiebrantz
12/02/2014 - 21:28
Quais culturas respondem mais a zinco

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada