dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/11/2014            
 
 
    
Pesquisa    
Rede AgroHidro articula projeto em recursos hídricos
Objetivo é gerar conhecimento e ferramentas para avaliar em diferentes biomas brasileiros as alterações hidrológicas e de qualidade de água resultantes de mudanças climáticas e de uso da terra
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Pantanal
30/11/2011
Projeto para avaliar o impacto das mudanças climáticas e de uso da terra nos recursos hídricos será um dos resultados das ações da Rede AgroHidro, liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa  e composta por mais de cem pesquisadores de diversos centros da Embrapa e de instituições parceiras. 
 
O objetivo da rede AgroHidro é gerar conhecimento e ferramentas para avaliar em diferentes biomas brasileiros as alterações hidrológicas e de qualidade de água resultantes de mudanças climáticas e de uso da terra, com vista à sustentabilidade da agricultura e à manutenção da qualidade de vida das comunidades rurais e da saúde ambiental dos rios. Essas informações contribuirão para subsidiar a gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas do país.
 
Para o coordenador da rede e pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Lineu Rodrigues, é fundamental entender quais serão os impactos nos recursos hídricos e na produção de alimentos. Ele cita, como exemplo, o Cerrado, onde se observa que a cultura da cana-de-açúcar vem substituindo outras culturas. Por isso, acredita que é preciso verificar como esse processo vai afetar a bacia hidrográfica que atualmente está em equilíbrio e qual será o reflexo nas comunidades rurais locais.
 
Workshop- No período de 16 a 18 de novembro, a rede AgroHidro promoveu um workshop na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). Durante o evento, os participantes trabalharam na reestruturação do projeto "Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: diagnose e propostas de adaptação e mitigação em bacias hidrográficas nos biomas brasileiros", o qual foi aprovado com reformulações e será reapresentado na próxima chamada do macroprograma 1 da Embrapa, referente aos grandes desafios nacionais.
 
Além disso, foram discutidas questões relacionadas à integração da base de dados de recursos hídricos, do projeto NatData. A intenção é evitar duplicação de esforços e aproveitar toda a experiência e esforço já feito pela Agência Nacional de Águas (ANA). “A ideia é que a base de dados da Embrapa possibilite realizar diversas simulações, já que estará integrada a uma base de dados de solo e de cobertura vegetal”, explica Rodrigues.
 
As atividades do workshop também incluíram a padronização do ambiente de troca de dados e comunicação da rede, Agropedia Brasilis, e a preparação do seminário "Água: desafios para a sustentabilidade da agricultura", que será realizado de 7 a 10 de maio de 2012, no Rio de Janeiro.
 
Estiveram presentes ao workshop representantes de oito unidades da Embrapa: Amazônia Oriental (Belém, PA), Cerrados (Planaltina, DF), Informática, Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Pantanal (Corumbá, MS), Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Semi-Árido (Petrolina, PE) e Solos (Rio de Janeiro, RJ). O projeto AgroHidro conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o workshop foi financiado pelo Edital Repensa 2011 - Redes Nacionais de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária e pelo Fundo Embrapa/Monsanto.
 
Da Embrapa Pantanal participam da rede os pesquisadores Balbina Soriano, Carlos Padovani, Débora Calheiros, Flávio Nascimento e Márcia Divina de Oliveira. (Nadir Rodrigues/ Liliane Castelões)
 
 
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Portal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Recursos Hídricos
Palavras-chave

 
24/11/2014
V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental
Belo Horizonte - MG
05/05/2015
IV SIGERA - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais
Rio de Janeiro - RJ
23/11/2015
6º Simpósio de Restauração Ecológica
São Paulo - SP

24/11/2014
Curso Aspiração folicular e manipulação de oócitos bovinos
Coronel Pacheco - MG
01/12/2014
18º Curso de Controle Biológico de Pragas da Embrapa
Brasília - DF

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada