dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/09/2017            
 
 
    
Nutrição Animal  
Minerais e qualidade do leite
Trabalhos comprovam uma melhor resposta na qualidade do leite quando se compara a utilização de minerais orgânicos com minerais na forma iônica
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tortuga
22/12/2011
 
A busca pela melhor qualidade do leite é cada vez maior, já que ela propicia maior rendimento industrial para a usina que beneficia o leite, que muitas vezes remunera o produtor que tem esse diferencial de qualidade. Para o produtor, a maior qualidade significa também melhor manejo sanitário e adequada nutrição para o rebanho. 
 
Quando se fala em nutrição, os minerais têm um papel fundamental na qualidade do leite, principalmente os microminerais que, como se sabe, estão ligados em inúmeras reações enzimáticas e antioxidantes, como por exemplo, o selênio que age no sistema antioxidante, protegendo as células contra danos oxidativos, aumentando a imunidade dos animais e diminuindo a CCS (Contagem de Células Somáticas). 
 
Os minerais estão em quantidades variáveis nos alimentos, e geralmente não atendem às exigências nutricionais dos animais para um determinado propósito produtivo. Nesses casos, é necessário suplementar a dieta com fontes de minerais. 
 
Os minerais estão classificados em dois grandes grupos, de acordo com a necessidade do organismo. 
 
Macrominerais: necessidades maiores que 0,2% a 1% da matéria seca (S, Ca, P, Mg, K, Na e Cl);
 
Microminerais: necessidades de 0,001% a 0,005% na matéria seca (Cu, Co, Zn, Fe, Se, Cr, I e Mn).
 
Esta classificação se deve tão somente à quantidade de minerais que deve ser incluída na dieta. Os microminerais, apesar da menor inclusão, têm tanta importância quanto os macrominerais, sendo que todos são imprescindíveis para a qualidade de uma boa dieta.
 
Dentre as formas de suplementação de minerais, há o uso de minerais na forma inorgânica ou iônica (cloretos, sulfatos, óxidos, hidróxidos, carbonatos, etc.). Entretanto, essas fontes, principalmente em se tratando de microminerais, apresentam baixa disponibilidade para os animais. Dessa forma, a suplementação com essas fontes podem não atender às necessidades dos animais, principalmente em relação à produção e reprodução, além da qualidade do leite
 
O uso de minerais orgânicos se justifica na nutrição de ruminantes, pois eles têm maior biodisponibilidade (Tabela 1), em relação aos minerais na forma inorgânica, principalmente quando se trata de microminerais.
 
Observando essas diferenças de biodisponibilidade, foram feitos vários trabalhos que comprovam uma melhor resposta na qualidade do leite quando se compara a utilização de minerais orgânicos com minerais na forma iônica.
 
Em 2009, foi realizado na USP - Universidade de São Paulo – Pirassununga, trabalho relacionando efeito das fontes de zinco, cobre e selênio na resistência contra novos casos de mastite, casos clínicos de mastite e na contagem de células somáticas. Antes desse trabalho foi realizado um experimento (Gráfico 1) na Fazenda Escola da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, pelo professor Dr. João Ricardo Alves Pereira, no qual os animais foram suplementados com uma fonte orgânica de zinco - o Carboquelato de zinco, sendo avaliada a contagem de células somáticas (CSS).
 
Além da diferenciação no pagamento por CCS pelas usinas de leite, buscase também uma produção com maior quantidade de sólidos no leite, principalmente a proteína que confere maior rendimento na produção dos derivados lácteos, o que justifica e estimula o uso da melhor tecnologia em suplementação mineral - os minerais orgânicos.
 
Em 2003, foi realizado um trabalho de pesquisa, na Universidade Federal de Uberlândia, sob a coordenação do professor Edmundo Benedetti, relacionando a inclusão de minerais orgânicos na dieta e o aumento no conteúdo de proteína no leite (Tabela3).
 
Outro trabalho foi realizado na ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, no segundo semestre de 2010, em que se avaliou a inclusão de minerais orgânicos na dieta, cujos resultados estão no Gráfico 2.
 
A suplementação com minerais orgânicos com a sua maior biodisponibilidade, além de melhorar os parâmetros reprodutivos do rebanho, produção e resposta imunológica, o mostra como uma grande ferramenta para a propriedade, auxiliando no controle da CCS, mastite e no aumento da produção de sólidos do leite, contribuindo para a maior rentabilidade do sistema de produção, o que viabiliza a utilização desta tecnologia.
 
 
 
 
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Nutrição Animal - Artigos já Publicados

Tortuga
Fim da seca e início das águas: como proceder com a mineralização do rebanho bovino
20/10/2011

Tortuga
Efeitos da suplementação mineral em sistemas de alto desempenho
13/09/2011

Tortuga
Como vencer os desafios de uma reposição valorizada?
28/06/2011

Tortuga
Pré-seca
12/04/2011

Tortuga
Fontes de fósforo para uso na alimentação animal: uma questão de produtividade e segurança alimentar
14/12/2010

Tortuga
Suplementação de biotina em vacas leiteiras
08/11/2010

Premix
Suplementação adequada é fundamental para recuperar os animais para período de monta
24/09/2010

Premix
Leite bom é alimento bem aproveitado
15/09/2010

Tortuga
Cana de açúcar: uma alternativa na alimentação de ovinos
06/08/2010

Tortuga
Nutrição e o teor proteico do leite
15/04/2010

Tortuga
Nutrição Mineral em animais domésticos: Conceitos e novos avanços tecnológicos
04/03/2010

Premix
Período de Transição
25/02/2010

Premix
Uso racional de suplementos minerais e aditivos alimentares melhora eficiência reprodutiva do rebanho na Estação de Monta
06/01/2010

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
21/10/2017
Dia de Campo Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Sete Lagoas - MG
23/10/2017
Semana Nacional de Ciência
Petrolina - PE
24/10/2017
XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Lavras - MG

28/09/2017
Curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
São Carlos - SP
23/10/2017
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Morango - PIMo
Jaguariúna - SP
21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada