dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
Leis e Regulamentações  
Lei integra Ceplac à política ambiental da Bahia
Nova legislação destaca os benefícios do sistema agroflorestal de produção do cacau
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MAPA
04/01/2012

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vai integrar a Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade e Política de Recursos Hídricos da Bahia. A nova responsabilidade foi estabelecida na lei estadual nº 12.377, em vigência desde 28 de dezembro passado. De acordo com o texto, “o cacau cabruca é um sistema agroflorestal (agrossilvicultural) que proporciona benefícios ambientais, econômicos e sociais, manejo, plantio, condução e interferências silviculturais nos elementos arbóreos”.

A inclusão da Ceplac nas políticas ambientais do estado é resultado do “Projeto de Conservação Produtiva das Regiões Cacaueiras do País”, criado pelos técnicos da instituição. O plano pretende substituir o sistema produtivista até então adotado, que tinha foco apenas na produção de cacau sem ênfase nas questões ambientais. Agora, o produtor terá a obrigação de recompor áreas, que estiverem degradadas. A proposta será debatida no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Agronegócio do Cacau e Sistemas Florestais Renováveis do Ministério da Agricultura, no primeiro semestre de 2012.

A Conservação Produtiva defendida pela Ceplac consiste em um conjunto de marcos conceituais, diretrizes e estratégias até 2022. O objetivo é orientar e implementar ações de governo em três eixos básicos de atuação. O ambiental, que ampara as ações de preservação, conservação e resgate de recursos naturais; o social, com foco em ações voltadas para a inclusão social e produtiva do homem do campo; e o econômico, que agrupa ações voltadas para a ampliação da produção regional e nacional, aumento da produtividade por área e a viabilidade econômica com o incremento da rentabilidade do estabelecimento rural. (Débora Bazeggio)
 
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Cacauicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada