dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços  
Tecnologia amplia vida de prateleira de inseticidas biológicos
Novidade baseada em técnica de empacotamento permite ampliar validade dos produtos de 4 semanas para 6 meses
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira e Fernanda Diniz
19/11/2012

Desenvolvida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com duas entidades de pesquisa dos Estados Unidos, a tecnologia Vida de Prateleira é capaz de resolver um dos piores problemas enfrentados pelos produtores de inseticidas biológicos no Brasil: a armazenagem dos produtos sob altas temperaturas. A tecnologia promete ser determinante no aumento do mercado para produtos à base de fungos no país.

Os testes foram desenvolvidos com produtos à base de vários fungos utilizados no Brasil para controle biológico de insetos-praga. Entre eles, está o Metarhizium anisopliae, utilizado para o controle da cigarrinha da cana-de-açúcar e aplicado em mais de um milhão de hectares em todo o país atualmente, o Beauveria bassiana, usado no controle da mosca branca e da broca do café e os da classe Trichoderma, aplicados em culturas como feijão e soja. Os experimentos avaliaram os produtos a temperaturas superiores a 40 graus durante todo o tempo de armazenamento.

As pesquisas de controle biológico de pragas e doenças vêm ganhando importância junto à sociedade atual, cada vez mais exigente em relação à utilização de produtos saudáveis e alimentos livres de resíduos de agrotóxicos. Por isso, o uso de produtos biológicos à base de fungos para controlar pragas agrícolas tem aumentado significativamente no Brasil.

Por outro lado, a maior parte dos produtos encontrados no mercado nacional apresenta estabilidade reduzida durante o armazenamento sob condições não refrigeradas, o que reduz o seu potencial mercadológico.

— Enquanto o prazo de validade dos produtos químicos é medido em anos, o dos biológicos é de meses, às vezes até semanas. Esse é um dos fatores limitantes ao crescimento do mercado para os produtos biológicos no Brasil — afirma Marcos Faria, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Segundo a Embrapa, a tecnologia é baseada em uma técnica específica de empacotamento dos produtos e permite ampliar de quatro semanas para seis meses a validade de pesticidas biológicos à base de fungos.

— Muitas empresas privadas já demonstraram interesse na tecnologia, o que comprova o interesse do setor em melhorar a qualidade dos produtos biológicos. Esperamos que essa inovação possa contribuir para aumentar a aceitação dos produtos biológicos pelos produtores brasileiros e, assim, colaborar para uma agricultura mais saudável e menos dependente de produtos químicos — diz o pesquisador.
  
Para mais informações sobre a tecnologia, basta entrar em contato com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia através do número (61) 3448-4700.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 09/02/2012

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Informação e tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada