dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Pesquisa  
Pesquisa aprimora o manejo de gérberas
O mercado de flores movimenta, no Brasil, um montante de aproximadamente 1 bilhão de dólares ao ano
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
USP/ESALQ
24/02/2012
O mercado de flores movimenta, no Brasil, um montante de aproximadamente 1 bilhão de dólares ao ano. Para atender essa demanda, produtores de gérbera de corte cultivam variedades competitivas no mercado externo, além de atender o mercado interno. “Entretanto, para a obtenção de elevada qualidade e produtividade dessa flor, o manejo da nutrição deve ser adequado e rigorosamente controlado”, comenta Sueyde Fernandes de Oliveira, engenheira agrônoma, que estudou a influência da aplicação de cálcio (Ca) e silício (Si) na água de irrigação (fertirrigação) em características qualitativas e produtivas de gérbera.
 
O trabalho foi desenvolvido no programa de Pós-graduação em Fitotecnia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e teve orientação de Simone da Costa Mello, professora do Departamento de Produção Vegetal (LPV). De acordo com o estudo, as informações sobre a nutrição de gérbera de corte na literatura ainda são escassas, a nível nacional. Dessa forma, foi possível obter informações sobre os efeitos do Ca e do Si na produção de capítulos e no aumento da vida pós-colheita dessa flor. “A escolha destes elementos para estudo foi devido aos efeitos favoráveis na pós-colheita, pois, segundo a literatura, o Ca apresenta função estrutural nas plantas por se depositar na parede celular, e o Si por reduzir a transpiração nas plantas e aumentar a resistência ao ataque de insetos. No entanto, não tem muitos trabalhos na bibliografia em que se estude o efeito deste elemento na pós-colheita de flores” explica.
 
Experimento - Entre novembro de 2009 e setembro de 2010, o experimento foi conduzido em casa de vegetação na área experimental do LPV, com o objetivo de estudar três níveis de Ca (7,5; 10 e 12,5 mmol L-1) e quatro níveis de Si (0; 2,95; 4,43 e 5,89 mmol L-1), aplicados via solução nutritiva. A partir do início das aplicações de Ca e Si, na fase reprodutiva, foi registrado semanalmente o número de hastes florais por planta. No final da fase vegetativa, foram avaliados o número de folhas, a área foliar, a massa seca e os teores de nutrientes nas folhas. Já na fase reprodutiva, o crescimento e produção da gérbera foram avaliados pelo número de folhas, área foliar, massa seca das folhas, hastes e capítulos. Nesses mesmos períodos também foram determinados os teores de nutrientes nas folhas, hastes e capítulos florais, longevidade e perda de massa das flores no período pós-colheita, além da qualidade das flores em seu ponto de colheita, avaliada por meio do comprimento e diâmetro da haste, diâmetro do capítulo e intensidade da coloração das pétalas. No período pós-colheita, as flores foram avaliadas considerando quantos dias estas se caracterizavam como comerciais.
 
A pesquisa revelou que a aplicação de 2,95 mmol L-1 de Si resultou em maior número de flores com longevidade comercial, determinada pelo número de dias para o aparecimento dos seguintes sintomas: haste com pétalas desbotadas e/ou escurecidas; presença de manchas e/ou doenças; haste murcha; haste muito curvada ou tombada; haste com mais da metade dos discos florais visivelmente abertos. A dose de 400 mg L-1 de Ca reduziu a perda de massa das flores durante o período pós-colheita. “As informações obtidas auxiliam o produtor no manejo de gérbera e o setor de pesquisa na área de floricultura, contribuindo para os estudos relacionados à nutrição dessa espécie”, finaliza. (Caio Rodrigo Albuquerque)
 
 
 
 
 
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada