dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/03/2019            
 
 
    
Nutrição Animal    
O novo código florestal e o desafio do futuro
Embora o texto-base não tenha agradado ambientalistas e ruralistas, é um primeiro passo para a conservação da biodiversidade, desmarginalização dos produtores e para estimular o aumento da produtividade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Prodap
08/03/2012

No final do ano de 2011, o Senado aprovou o texto-base do Novo Código Florestal Brasileiro que nos próximos dias 6 e 7 de Março retorna à Câmara dos Deputados para votação final. Agora, os deputados terão de optar entre a versão do projeto aprovado pela própria Câmara por ampla maioria, mas com críticas do governo e de ambientalistas, e a versão do senado.

Embora o texto-base não tenha agradado ambientalistas e ruralistas, este é um primeiro passo para a conservação da biodiversidade, desmarginalização dos produtores e, principalmente, para estimular o aumento da produtividade brasileira.

Caso seja aprovado, com leis claras e funcionais de regulamentem a preservação das matas e reservas, o produtor se verá obrigado a aumentar sua produtividade adotando técnicas que aumentem sua eficiência produtiva. Ainda que tais técnicas possam elevar os custos de produção nas cadeias agropecuárias, não há dúvidas de que proporcionarão incrementos produtivos capazes de compensar o investimento realizado na adoção das mesmas.

Hoje, somos 7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Isto é, 7 bilhões de pessoas que demandam oxigênio, água potável, energia e alimentos. E, segundo projeções, seremos mais de 8 bilhões de pessoas até o ano de 2026.

Atualmente, apenas o setor agropecuário corresponde a 27% do PIB brasileiro e gera 37% dos empregos no País. Desta forma, é possível visualizar a dimensão da importância deste setor para o futuro. No setor pecuário, ocupamos, , o posto de maior produtor de proteína animal do mundo, seguidos pelos EUA e China respectivamente. Até o ano de 2020, este quadro possivelmente se manterá, sendo que  o Brasil deverá responder por 44% do mercado mundial de carne. Uma grande oportunidade de crescimento econômico e visibilidade mundial, quepor outro lado, exigirá uma grande responsabilidade social do País,  que  possui 190 milhões de pessoas para alimentar.

No entanto, para que possamos tornar competitivos no mercado, crescendo de maneira sustentada (curto, médio e longo prazo) e sustentável, são necessárias leis viáveis do ponto de vista preservacionista e produtivo. Todavia, ainda necessitamos buscar com afinco o aumento da eficiência produtiva e a criação de políticas públicas que forneçam garantias aos produtores, além de melhorias gerenciais e sanitárias. Ainda assim, será fundamental a formação de parcerias com mercados emergentes da China, Rússia e Oriente Médio para que possamos alimentar esta massa crescente de seres humanos e fazer do Brasil um país atento às demandas das gerações futuras e economicamente forte.

*Rafael Mendes é supervisor técnico-comercial da PRODAP Nutrição Inteligente.  Formado em Zootecnia, possui experiência em diversas produções pecuárias em todo o país.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Diego
08/03/2012 - 10:44
Possui um dado aÝ de 18 bilh§es de pessoas para 2026. Creio que esse dado esteja errado. Esse valor Ú de 8 bilh§es de pessoas. Por favor, corrija

Juliana Royo
08/03/2012 - 12:24
Diego, obrigada pela percepþÒo. Deve ter havido um erro na digitaþÒo. Jß foi corrigido.

Atenciosamente,
Juliana Royo
Editora
Portal Dia de Campo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada