dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    

Nos dias atuais a palavra de ordem nas grandes empresas é investir em tecnologias. Mas que tipo de tecnologia? A ideia é que se façam investimentos em tecnologias que sejam úteis aos negócios, ou seja, que tragam maior lucro para as empresas. Neste sentido, nos últimos anos, em muito se tem falado em tecnologia da informação (TI), que pode ser entendida como o uso inteligente dos recursos da informática (computadores, sistemas, redes, internet) em prol do crescimento, desenvolvimento e perenidade das organizações. Para Silva (2003), a TI pode ser usada para integrar as operações das empresas e entre empresas, gerando agilidade redução de custos operacionais.

Nas pequenas empresas a realidade não é diferente. O que muda? Muda a capacidade que as pequenas empresas têm de se adaptar às novas tecnologias e a disponibilidade de recursos para investir nelas. Isto não quer dizer que a minha pequena empresa não possa se inserir neste contexto.

De acordo com Campos, Medeiros e Sousa Neto (2011), A gestão das MPEs corre riscos contínuos com a falta de orientação empresarial e criação de estratégias. As mudanças em um mundo globalizado trazem adaptações às certas realidades que precisam ser analisadas com competência e conhecimento de específicos. Quando se trata de investimento em tecnologias, o mito do uso do computador chega com muita velocidade as MPEs, como também seus custos ou, melhor dizendo, despesas. São muitos mitos a quebrar quando se refere a esse assunto. São medos que se originam desde a ausência daquele curso de informática que não foi realizado a ausência de uma pessoa com conhecimento técnico na empresa.

Cada vez mais se fala em tecnologia da informação mais acessível a todos. Equipamentos a um preço mais baixo, sistemas de plataforma livre, internet banda larga, redes sociais, computação em nuvem, consumerização da TI, entre outros.

O que as pequenas empresas, mais especificamente, as empresas que fazem parte do trabalho de incubação da Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM e da Incubadora de Empresas do Agronegócio da Caprinovinocultura do Sertão Cabugi – INEAGRO, irão vivenciar nos próximos meses é a possibilidade de utilizar alguns destes recursos tecnológicos como importante ferramenta de gestão de seus empreendimentos.

A partir da Chamada Pública 01/2011, do Ministério das Comunicações, a IAGRAM/INEAGRO aprovou um projeto que tem como propósito melhorar aspectos da gestão e comercialização de seus produtos a partir de recursos de TI de baixo custo como planilhas de controle e website. A proposta contempla ainda a apresentação e orientação quanto ao uso de estratégias de utilização de alguns recursos de TI para estes grupos, focando nos jovens empreendedores.

Para finalizar, Carr (2009) alerta que a TI não resolve todos os problemas da empresa, mas que as pessoas devem estar atentas às mudanças que são decorrentes de seu uso.

Posteriormente, os temas sistemas de plataforma livre, internet banda larga, redes sociais, computação em nuvem, consumerização da TI serão contemplados.


Referências

CAMPOS, I. M.; MEDEIROS, M. F.; SOUSA NETO, M. V. O uso da TI nas MPE’s de João Pessoa: um diagnóstico da situação atual. Sistemas & Gestão, v. 6, n. 1, 2011.
CARR, Nicholas G. Será que TI é tudo? Repensando o papel da tecnologia da informação. São Paulo: Gente, 2009.
SILVA, Wellington D. F. da. Introdução à gestão da informação. Campinas: Alínea, 2003.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada