dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    

Uma nutrição adequada pode ser responsável pela estabilidade da microbiota intestinal, o que promovea saúde e o crescimento do animal. Quando se tem um ecossistema estável, não há multiplicação de microrganismos patogênicos. Entretanto, com a intensificação dos sistemas de produção animal, a elevada concentração de animais oferece riscos cada vez maiores de disseminação de agentes patogênicos e instalação de processos mórbidos.

Segundo Barcellos et al. (1980), na tentativa de controlar tais problemas, o uso de antibióticos em ambosos níveis, terapêutico e subterapêutico, tem se tornado difundido. Entretanto, os antibióticos e quimioterápicos tradicionalmente usados para o tratamento de diarreias (como tetraciclina, streptomicina, neomicina, cloranfenicol e sulfas) mostram-se ineficazes no controle da disenteria, pois verifica-se uma tendência à apresentação de casos de resistência, como consequência do uso frequente de alguns princípios ativos e, de acordo com Vassalo et al. (1997), existe a possibilidade de haver resíduosem produtos animais.

Basicamente, os probióticos vêm sendo usados como preventivos em substituição aos antibióticos (Fuller & Cole, 1988). Segundo Miles (1993), os probióticos podem ajudar a manter um perfil favorável da microflora no intestino, em virtude de sua produção de agentes antibióticos, produção de ácidos orgânicos, diminuição do pH e exclusão competitiva com bactérias nocivas, visto que a flora intestinal, de acordo com Marutas (1993), pode ser afetada pelas condições do ambiente e pelo estresse, como mudança da ração, alterações da temperatura e umidade relativa do ar, mudança das condições climáticas, densidade elevada, ventilação deficiente e outras variações das condições ambientais, como as resultantes de aplicação de produtos medicamentosos, o que resulta em desequilíbrio e proliferação de bactérias patogênicas.

Bactérias benéficas

Segundo KALAVATHY et al. (2003), essas bactérias benéficas, po¬dem proporcionar um aumento do ganho de peso e melhorar a conversão alimentar dos animais suplementados.

Dentre essas bactérias benéficas, encontram-se os Lactobacillus SSP, que são uma espécie produtora de ácido lático no intestino.
A população microbiana de bactérias produtoras de ácido lático no intestino depende do tipo de animal e do regime alimentar, consistindo de vários gêneros e espécies.

Características dos Lactobacillus

Os lactobacilos são bactérias anaeróbicas facultativas, e podem utilizar a maioria dos carboidratos como fonte de energia; o principal produto final de fermentação é o ácido lático (Wu, 1987). O uso de lactobacilos tem-se dado, principalmente, na alimentação de monogástricos e bezerros jovens.

A sua utilização baseia-se no fato de que estresse e doenças alteram o equilíbrio de microorganismos no trato intestinal e favorecem a proliferação de patógenos. Os Lactobacilos criam um ambiente desfavorável aos patógenos, como Staphylococcus aureus, Salmonella sp. e Escherichia coli enteropatogênica. Várias teorias foram desenvolvidas para tentar explicar o processo, incluindo a redução do pH, por causa da produção de ácido lático e peróxido de hidrogênio; produção de bacteriocinas por lactobacilos e estreptococos; inibição da atividade de enterotoxinas; e adesão à parede do trato intestinal, evitando colonização por patógenos; Lactobacillus sp. pode também produzir amilase, auxiliando na digestão do alimento.

Para que os lactobacilos sejam eficazes, alguns critérios devem ser atendidos:

1) Animal suplementado deve estar sob estresse – assim, animais mantidos em condições sanitárias muito boas têm menor probabilidade de responder à suplementação com Lactobacillus;

2) Bactérias devem ser capazes de alcançar e colonizar o trato intestinal (resistência ao ácido clorídrico, ácidos biliares, lisozima, fenol e líquido ruminal);


3) Bactéria deve apresentar alta taxa de produção de ácidos;

4) Presença de número suficiente de bactérias viáveis (a estabilidade das bactérias no produto comercializado pode variar muito, dependendo do processamento; o encapsulamento das bactérias parece ser benéfico),


5) Bactérias devem ser rapidamente ativadas e apresentar alta taxa de crescimento (Lyons, 1987; Wu, 1987). Os lactobacilos são capazes de realizar suas atividades metabólicas sem grandes alterações do substrato a fermentar, por isso não são perdidos os componentes básicos dos alimentos e o valor nutritivo doproduto inicial.

As bactérias ácido-lácticas têm metabolismoenergético exclusivamente do tipo fermentativo. Sua principal fonte de energia são os carboidratos solúveis e certos ácidos orgânicos. Para que a fermentação biológica ocorra é necessário que as bactérias lácticas convertam os açúcares presentes em ácidos orgânicos, fazendo com que o pH do meio decresça.

Açúcares como glicose, sacarose e lactose promovem rápida diminuição de pH ao serem fermentados por bactérias lácticas, em razão da produção de ácido. Quando se utilizam açúcares mais complexos, é necessária a presença de fungos amilolíticos não patógenos, que hidrolizam o amido e produzem açúcares mais simples, que sãomais facilmente utilizados pelas bactérias lácticas: a maltose produzida pelos fungos amilolíticos é transformada em glicose por ação enzimática, e é sobre esta glicose que atuarão as bactérias ácido-lácticas.

Os probióticos podem também afetar as bactérias patogênicas através da síntese de bacteriocinas. Blomberg, Henriksson e Conway observaram que a adição de Lactobacillus spp. na dieta de suínos, reduziu a fixação de E. coli K88 à mucosa intestinal em aproximadamente 50%. Os mesmos autores também notaram que L. fermentum produziram bacteriocinas, as quais apresentaram interação com os componentes da mucosa intestinal, ocasionando reduzida fixação. As bacteriocinas além de reduzirem a fixação podem atuar como bactericidas para as enterobactérias.

A produção de ácidos (acético, propiônico, butírico e lático) pelas bactérias láticas pode inibir o crescimento de patógenos mediante a redução do pH intestinal, tornando o meio impróprio para a multiplicação do patógeno, ou pelo efeito direto dos ácidos sobre as entrobactérias. Em alguns trabalhos como os de Miles (1993) e Fox (1988), têm sido verificado que as bactérias produtoras de ácido lático são capazes de produzir substâncias antimicrobianas, como bacteriocinas e peróxido de hidrogênio; sintetizar lactato, com concomitante redução do pH intestinal; aderir à parede intestinal, prevenindo a colonização por patógenos; modificar os processos metabólicos no intestino por meio de repressão das reações que resultam em metabólitos tóxicos ou carcinogênicos e competir pelo substrato na utilização de fontes energéticas.

Lactobacillus na produção animal

O feto no útero é estéril, mas, assim que passa através da genitália feminina durante o nascimento, é rapidamente contaminado por microrganismos. O recém-nascido adquire uma microflora intestinal que é característica de cada espécie. No estado selvagem, o animal obtém a sua flora intestinal a partir do ambiente contaminado com bactérias da mãe. Esta microflora, uma vez estabilizada no intestino, forma um sistema complexo e dinâmico de 1.014 microrganismos, constituído de aproximadamente 400 tipos diferentes de bactérias. Esta flora, uma vez estável, auxilia o animal a resistir a infecções, particularmente do trato digestório.

Confira na próxima semana a ação dos Lactobacillus em suínos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada