dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    

Dentre as possíveis causas de perdas sanitárias e econômicas de leitões, pode-se citar o complexo de enfermidades digestivas que afeta animais lactentes e logo após o desmame. Clinicamente, ocorre diarreia ou morte súbita, com perda de leitões; diminuição de peso, prejuízo na conversão alimentar e refugagem (Borowski et al., 2004).

Segundo Belisário (2003), as variações de consumo de ração pré-desmame que ocorrem são  influenciadas pela quantidade de leite produzido pela porca, pela qualidade da ração, pelo manejo e pelo espaço nos comedouros.

Em condições normais, Robinson, Whipp e Bucklin, avaliaram o balanço de bactérias benéficas e patogênicas no epitélio intestinal de suínos, sendo encontradas L. acidophilus (11,9%), Streptocuccus faecium (54,4%) e E. coli (menos de 1%). Entretanto, com a ocorrência de desordens intestinais, houve redução de Streptocuccus faecium para 6%, o que resultou em aumento da E. coli para 14%. Este caso pode ter ocorrido, provavelmente, pela baixa e inadequada proporção de microrganismos de probióticos na ração e consequentemente no trato digestório.

A ocorrência de diarreia em leitões recém desmamados é causada, principalmente, por cepas de E. coli K88, com propriedades para fixar-se e produzir toxinas no trato digestório. A redução da diarreia nos leitões alimentados com probióticos à base de L. acidophilus pode ser devida à exclusão competitiva e ao antagonismo direto, acionados pelos microrganismos sobre a microbiota patogênica intestinal.
Assim sendo, a microbiota normal e em equilíbrio no trato gastrointestinal atua como uma barreira defensiva ao animal, impedindo a fixação de patógenos. Condições de desequilíbrio microbiano com estresse, troca de alimentação e transporte podem criar um ambiente favorável à fixação de microrganismos patogênicos.

A administração de probióticos logo após o nascimento deve-se ao fato de que, ao nascer, o trato gastrointestinal do leitão é estéril, havendo dentro de poucas horas após a exposição ao ambiente o desenvolvimento de uma abundante população microbiana. Segundo Radecki e Yokoyama (1991), E. coli e espécies de Streptococcus e Clostridium proliferam com baixo desenvolvimento de lactobacilos, pois não há secreção de ácido clorídrico nas primeiras horas de vida. Com a colonização do trato intestinal por Lactobacillus e acidificação proporcionada por esses microrganismos, há maior proteção contra a penetração de patógenos sensíveis ao meio ácido, promovendo uma rápida estabilização da microbiota normal. Observou-se em um experimento, que os animais que receberam diariamente um leite fermentado contendo um pool de Lactobacillus obtiveram numericamente menor contagem de Clostridium e coliformes e proporcionalmente maior número de Lactobacillus em relação aos animais dos demais tratamentos, constatando-se, provavelmente, o mecanismo de exclusão competitiva.

Por sua vez, Jonsson e Conway (1992) constataram aumento nas contagens de Enterococcus com a administração de Lactobacillus acidophilus. Os autores verificaram ainda diminuição do número de coliformes e aumento da microbiota lática, como resultado do consumo de probiótico.

Lei a primeira parte do artigo: http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=26468&secao=Artigos%20Especiais

Confira na próxima semana a ação dos Lactobacillus em aves

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada