dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade Animal  
Coccidiose está presente em todas as propriedades
Ambiente limpo, colostragem correta e realização de exames periódicos são algumas das medidas que podem manter o rebanho saudável
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
28/05/2012

A coccidiose bovina, também conhecida como eimeriose, é uma enfermidade infecciosa causada por um protozoário do gênero Eimeria e está relacionada com alterações no trato intestinal, causando grandes perdas econômicas na bovinocultura. Ela afeta, na maioria das vezes, animais jovens, podendo também ocorrer em animais mais velhos em propriedades onde haja um manejo incorreto, ou onde os animais estão submetidos a estresse. Apesar de inúmeras formas de tratamento já estarem disponíveis no mercado, o mais indicado é a prevenção através de medidas de manejo adequadas. Ambiente limpo, colostragem correta e realização de exames periódicos são algumas das medidas que podem manter o rebanho saudável, evitando prejuízos para o bolso do produtor.

— Eventualmente, verificamos a ocorrência de surtos de coccidiose entre bovinos adultos, envolvendo vacas no período de transição, garrotes em confinamento e criados em regiões de alta umidade e temperatura — afirma Saul Hatem Honorato, coordenador de serviços veterinários da Bayer Saúde Animal.

Segundo ele, um estudo recente realizado em fazendas tecnificadas de Minas Gerais mostrou que a coccidiose está presente em 100% das propriedades e em 66% dos animais, manifestando-se em qualquer lugar onde bezerros são criados e que seu maior impacto ocorre em animais de até um ano de idade. Outro fato importante é a característica climática do país, que apresenta condições ideais para a multiplicação da coccidiose.

— A coccidiose pode apresentar-se de duas formas: clínica e subclínica. Sendo a segunda, a forma mais frequente e que causa maiores danos à produção, justamente por não ser percebida claramente pelo produtor. Os animais apresentam sinais brandos como diminuição no consumo de alimentos, queda da conversão alimentar e consequentemente atraso no desenvolvimento. É de suma importância realizar o diagnóstico diferencial para quadros de verminoses, desnutrição e deficiências alimentares. Já a forma clínica é caracterizada pela ocorrência de diarreias, que podem variar de intensidade, com presença ou não de sangue, apresentar-se de forma profusa ou durar alguns dias, por isso é conhecida também como curso de sangue, curso vermelho ou curso negro. Pode-se verificar ainda desidratação e anemia — explica o coordenador.

Já o prejuízo causado, de acordo com ele, se deve principalmente à diminuição do desempenho e desenvolvimento dos animais acometidos, podendo ainda levá-los à morte.  Os gastos com mão-de-obra, medicamentos e manejo também devem ser levados em conta.

Coccidiose está presente em 100% das propriedades e em 66% dos animais

— O que devemos nos preocupar é que mesmo quando o animal recupera-se após um quadro destes, os danos causados ao intestino são irreversíveis, provocando assim atraso no crescimento e diminuição da produção. Afetando drasticamente os índices produtivos da propriedade — orienta.

Ainda segundo Honorato, não é possível realizar a total erradicação da coccidiose, porém pode-se controlá-la através da diminuição da taxa de infecção, aumento da imunidade dos animais e utilização de medicamentos preventivos. Algumas medidas de manejo também podem auxiliar na diminuição da infecção.

— Ambiente limpo, colostragem correta, separação dos animais por idade e em densidade adequada, evitar sombreamento e umidade excessivos nos bezerreiros, instituir na propriedade um esquema de monitoramento da coccidiose através de exames de fezes periódicos e a utilização de medicamentos preventivos nas primeiras semanas de vida dos animais reduzem expressivamente as chances dos animais desenvolverem a doença, minimizando assim as perdas — diz.

Outro ponto importante é a retirada dos animais dos ambientes de possível recontaminação e a dificuldade de utilização de medicamentos misturados à ração ou água, uma vez que os animais acometidos reduzem a ingestão dos mesmos e podem receber subdosagens, como afirma o entrevistado.

Um dos medicamentos utilizados para o tratamento da enfermidade é Baycox, produzido pela Bayer, que pode ser administrado de forma preventiva ou curativa.

— O Baycox é o único medicamento no mercado que pode ser administrado tanto para curar animais acometidos pela coccidiose, como para prevenir da doença, diminuindo os quadros de distúrbios entéricos nos ruminantes, e consequentemente promovendo a melhora e o desenvolvimento dos animais tratados preventivamente — explica Honorato.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada