dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/03/2021            
 
 
    
Sustentabilidade  
A sustentabilidade em sistemas associativistas
Para implementar adequadamente as práticas sustentáveis no campo e na cidade, ainda faltam investimentos em educação
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
23/08/2013

Cada vez mais discutida mundialmente, a questão da sustentabilidade está longe de deixar de ser um tema polêmico. Sabe-se que para manter uma produção de fato sustentável, é preciso focar não apenas nos fatores ambientais, mas também nos sociais e econômicos. O fato é que, quando se trata do aspecto social, ainda falta educação e esclarecimento sobre a adoção de práticas sustentáveis bem empregadas e seus benefícios para o próprio sistema de produção, principalmente em pequenas produções, onde o acesso a essas informações fica ainda mais difícil.

— É muito difícil inter-relacionar os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade. Mas hoje, quando falamos em sustentabilidade, devemos deixar claro que não só os aspectos ambientais devem ser o foco, mas também os econômicos e socioeconômicos — afirma Harold Ospina Patino, diretor do IV SIMBRAS e professor associado 2 no programa de pós-graduação em zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para ele, atingir esses três aspectos é difícil, mas não é uma meta impossível. Como exemplo disso, ele cita a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).

— Nosso país é líder mundial na produção agrícola e agropecuária. Realmente, quando falamos sobre os desafios que o mundo está exigindo de países como o Brasil, surge claramente a necessidade do cuidado com as práticas utilizadas no sistema de produção para evitar os impactos ambientais. Em cima da mesa mundial de discussão, o fator ambiental aparece como um dos itens fundamentais no sistema de produção — explica o professor.

Segundo ele, felizmente, o Brasil tem hoje tecnologia de ponta para lidar com o impacto ambiental na maioria dos tipos de produção. Por outro lado, ele diz que ainda faltam investimentos na educação como forma de incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis.

"Quando falamos sobre os desafios que o mundo está exigindo de países como o Brasil, surge claramente a necessidade do cuidado com as práticas utilizadas no sistema de produção para evitar os impactos ambientais", afirma Patino

— Nós, como brasileiros, precisamos trabalhar a mudança da educação para que as pessoas passem a enxergar a produção animal e vegetal com outra ótica. Para mim, nossa chance para um futuro melhor seria mostrar às crianças de hoje o quanto é importante a sustentabilidade para suas próprias vidas — afirma.

O IV Simbras e a questão da sustentabilidade

Com o objetivo de levar a problemática dos desafios da sustentabilidade para os diferentes cenários do país, o IV Simbras aborda como tema as práticas de produção sustentável dentro de empreendimentos associativistas. 

— Esse ano, o evento coincidiu com o ano internacional do cooperativismo. Com isso, foi lançada a proposta de o evento ter como tema central as práticas de produção sustentável dentro de empreendimentos associativistas. Para isso, convidamos diferentes profissionais para palestrar sobre diferentes focos no âmbito da produção sustentável — conta o diretor do evento.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site http://www.simbras-as.com.br/.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 11/07/2012

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fátima Souza
11/07/2012 - 11:40
Parabéns pela realização do IV SIMBRAS e este ano com com abordagem do associativismo. Sempre participo do evento e estarei presente novamente em mais uma edição.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Sustentabilidade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada