dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agronegócio      
Embrapa e Faeac lançam boletim de produtos agropecuários
A proposta é monitorar os preços pagos aos agricultores para gerar e difundir informações que contribuam para o setor agropecuário e florestal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Acre
27/07/2012

A Embrapa e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac) lançaram, nesta quinta-feira, 26, a primeira edição do boletim de preços de produtos agropecuários e florestais. O boletim será editado mensalmente e a coleta das informações será realizada nas cidades de Brasileia, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, com o apoio da FAEC.  Também serão utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e da Central de Abastecimento de Rio Branco, AC (Ceasa).

“Vamos monitorar os preços pagos aos agricultores para gerar e difundir informações que contribuam para o setor agropecuário e florestal na definição de políticas públicas e de estratégias para a iniciativa privada”, afirma o analista da Embrapa Acre, Márcio Bayma, editor técnico do informativo.

Serão avaliados os preços de produtos agropecuários como banana, mandioca, café, farinha, feijão, aves, bovinos e também de produtos florestais, como madeira, castanha-do-brasil, borracha, açaí, entre outros.  “Com a apuração desses dados de forma contínua será possível identificar as variações de preço e as principais causas dessas oscilações”, afirma o pesquisador Claudenor Pinho de Sá.

Para o presidente da FAEC, Assuero Veronez, o boletim servirá para apoiar a tomada de decisão do agricultor. “O planejamento e decisão do produtor rural sobre sua atividade ressente-se da falta de um banco de dados que permita avaliar o comportamento e as tendências do mercado. A tomada de decisão para seu investimento depende de diversas variáveis, o custo de insumos e o preço do produto rural estão entre os aspectos mais importantes. Essa é a razão do convênio que fizemos com a Embrapa e que terá o boletim como veículo de difusão dessas informações”, diz.

Mercado
Além da cotação de preços, o boletim trará uma análise do comportamento de mercado para alguns produtos. Este mês, foi realizada uma análise conjuntural para as cadeias produtivas da banana e do milho.

“Apesar da área plantada de banana ter reduzido cerca de 20%, foi registrado um aumento na produção de 13%, em relação à 2010, o que indica melhora na produtividade. Em abril, se registrou expressivo aumento no preço da fruta, principalmente devido à inundação, em fevereiro, que causou a redução na oferta de banana. Mas em junho o preço caiu aproximadamente 20% por conta do aumento da produção”, afirma Bayma.

A produção de milho também aumentou, foi registrado um incremento de 14% em relação à 2010. A área plantada cresceu 37%. “Há que se considerar que o aumento da área mecanizada, recentemente observado no estado, resultará no aumento da produtividade média em relação aos dados registrados atualmente. O preço da saca de milho permanece aquecido, R$ 30,67, isso porque houve uma redução na produção da safra 2011/2012”, declara o analista. 

O boletim será publicado na página da Embrapa Acre www.cpafac.embrapa.br e da FAEAC www.faeac.org.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada