dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Certificações  
Vinhos finos e espumantes com Indicação Geográfica
Pedido da Indicação Geográfica Monte Belo, RS, está no INPI
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Uva e Vinho
24/08/2012

Foi protocolado esta semana, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em Porto Alegre (RS), o pedido de reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Região de Monte Belo para vinhos finos e espumantes.

Segundo o pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho, que coordenou os trabalhos desenvolvidos no projeto da IG Região de Monte Belo do Sul, esta será a quarta indicação geográfica de vinhos finos e espumantes a ser reconhecida no Brasil, todas localizadas na tradicional região vitivinícola da Serra Gaúcha.

“Estamos trabalhando desde 2004 para termos os vinhos de Monte Belo certificados com a Indicação Geográfica. Há três anos alguns vinhos já estão sendo elaborados dentro dos padrões estabelecidos na normativa”, comentou Roque Faé, presidente da Associação de Produtores de Vinho de Monte Belo (Aprobelo). Faé destacou o trabalho conjunto das entidades parceiras (veja lista abaixo) como fundamental para orientar e auxiliar no desenvolvimento das potencialidades vitivinícolas da região. Atualmente a Aprobelo reúne 12 vinícolas, seis já produzem vinhos dentro das normas estabelecidas na Indicação Geográfica.

A entrega da documentação no INPI reuniu participantes que trabalharam ao longo dos anos para embasar o pedido da IG de Monte Belo. Estiveram presentes representantes da Aprobelo (Roque Faé e Antônio Calza), da Embrapa (Jorge Tonietto), da UCS (Ivanira Falcade), da UFRGS (Heinrich Hasenack) e da Barcellos Marcas (Norberto Barcellos).

A Indicação Geográfica deverá dar um novo impulso ao desenvolvimento territorial com foco em vinhos de qualidade de origem controlada, o que deverá também atrair novos investimentos para vinícolas na região ampliando a oportunidade de negócios. A previsão é que a certificação seja concedida em 2013.


Saiba mais sobre a IG de Monte Belo:

A área delimitada da IG Região de Monte Belo tem um total de 56,09 km2, estando 80% no município de Monte Belo do Sul e o restante nos municípios de Bento Gonçalves e Santa Teresa.

São mais de 600 propriedades vitícolas na área delimitada formando um verdadeiro moscaico de vinhedos que ocupam 37% da área, com alta concentração de uvas viníferas de qualidade. A área delimitada possui no seu entorno um cinturão verde, formado por matas onde a declividade é acentuada. A região está diretamente exposta ao Vale do Rio das Antas, com altitude média de 485 metros (altitude mínima de 349 metros e máxima de 659 metros).

Além de ser tradicional produtora de uvas para vinhos finos da Serra Gaúcha, a região de Monte Belo do Sul está inovando ao desenvolver a produção local de vinhos de qualidade com as uvas da região.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Vitivinicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada