dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Política    
Governo de Minas discute agricultura familiar em Ciclo de Debates
Encontro na Assembleia Legislativa vai subsidiar elaboração do Plano Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Seapa MG
28/08/2012

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) participa do Ciclo de Debates sobre a Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, promovido pela Assembleia Legislativa. O evento será realizado no período de 29 a 31 de agosto, em Belo Horizonte, e tem o apoio de órgãos públicos, universidades e entidades da sociedade civil. A abertura será realizada nesta quarta-feira (29), às 14 horas, com a presença do secretário Elmiro Nascimento.

“O objetivo do evento é promover a articulação entre as instituições envolvidas e aprofundar o debate sobre os problemas enfrentados pelo segmento e a apresentação de propostas. Em Minas Gerais, a agricultura familiar tem presença expressiva e abrange aproximadamente 440 mil propriedades e cerca de 700 mil famílias”, informa o secretário

Os temas abordados, durante o encontro, servirão também como subsídio para a elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, que deve estar finalizado em maio do próximo ano. “Durante este ciclo de debates, vamos discutir as ações que já vêm sendo realizadas e refletir sobre o que pode ser implantado ou mesmo aprimorado”, explica.

Plano Estadual

De acordo com o subsecretário de Agricultura Familiar de Minas Gerais, Edmar Gadelha, o Plano Estadual será embasado em dois pilares estruturantes. Um deles é a política estadual de desenvolvimento rural sustentável e fortalecimento da agricultura familiar, por meio de ações que ampliem a capacidade de produção dos pequenos agricultores, melhorando a renda familiar.

A outra vertente do plano está relacionada às ações que viabilizem e estimulem a comercialização da produção, com foco nos mercados institucionais como a alimentação escolar e o abastecimento de entidades socioassistenciais.

“Para chegar a isso, vários fatores estão envolvidos, como a melhoria e a ampliação do trabalho de assistência técnica e extensão rural para que todos os agricultores familiares sejam atendidos; o investimento na agroindústria familiar, cuja atividade agrega valor à produção; ações que garantam o acesso e permanência desses agricultores na terra; investimento na educação e saúde no meio rural, além das políticas de infraestrutura no campo e de garantia de acesso água. Todos esses temas serão discutidos neste Ciclo de Debates”, explica Gadelha.

Serviço:

Ciclo de Debates sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável
Abertura: 29 de agosto (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Plenário da Assembleia Legislativa – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – Belo Horizonte
Informações: www.almg.gov.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sustentabilidade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada