dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Certificações      
Vale dos Vinhedos recebe Denominação de Origem
Pesquisas da Embrapa Uva e Vinho e mobilização dos produtores levaram ao reconhecimento da qualidade dos vinhos e espumantes produzidos na região gaúcha
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
17/09/2012

Os vinhos e espumantes produzidos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, receberam o primeiro registro de Denominação de Origem (DO) do Brasil. O pedido foi aceito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com base em pesquisas de comprovação da tipicidade dos produtos, realizadas pelos produtores com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Numa articulação entre os produtores da Região da Serra Gáúcha e a Unidade Uva e Vinho da Embrapa, foi delimitada a área geográfica e suas características que determinam a qualidade especial dos vinhos, promovendo a avaliação sensorial dos produtos e dando todo o suporte técnico necessário ao registro. Além do auxílo da Embrapa, os produtores do Vale dos Vinhedos tiveram apoio de outros parceiros, como prefeituras municipais, universidades e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Apesar de ser o primeiro a obter o registro de DO para vinhos e espumantes no Brasil, o Vale dos Vinhedos já possui esse mesmo registro na União Europeia desde 2010. De acordo com a coordenadora de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Mapa, Beatriz Junqueira, isso confere aos produtos da região um diferencial no mercado. “A DO revela a qualidade diferenciada, controle, rastreabilidade, garantia da origem e tradição”, afirma.

Beatriz Junqueira explica ainda que o registro da Denominação de Origem é um ativo de propriedade intelectual, assim como as marcas, e que tem a função de proteger os produtores e consumidores contra concorrência desleal, além de servir como ferramenta de promoção dos produtos e da região, com potencial de agregação de valor e desenvolvimento regional.

Indicação de Procedência x Denominação de Origem
O nível de proteção que uma Denominação de Origem confere ao Vale dos Vinhedos é o mesma que a Indicação de Procedência (IP) que a região já possuía. A diferença é que uma DO revela que o produto da região possui características específicas ou diferenciadas que se devem essencialmente ao meio geográfico, decorrentes de fatores naturais (solo, clima, relevo, etc.) e humanos (saber-fazer, história, etc.). Já a IP diz respeito a uma região que se tornou notória ou famosa pela produção de dado produto.

Para produtos da mesma categoria, vinhos e espumantes, existem as Indicações de Procedência de Pinto Bandeira (RS) e o Vale da Uva Goethe (SC). As outras denominações de origem de produtos agropecuários nacionais registrados no Brasil são o arroz do Litoral Norte Gaúcho (RS), o camarão da Costa Negra (CE) e a própolis vermelha dos Manguezais de Alagoas.

Outros produtos agropecuários registrados como indicação de procedência são: os queijos do Serro e da Canastra (MG), os cafés do Norte Pioneiro do Paraná, do Cerrado Mineiro e da Serra da Mantiqueira, o cacau da Região de Linhares, as cachaças de Salinas (MG) e de Paraty (RJ), o couro acabado do Vale dos Sinos (RS), a carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (RS), as uvas de mesa e manga do Vale do Submédio São Francisco (BA e PE), entre outros.

Serviço
A documentação necessária ao registro também difere entre uma e outra modalidade, sendo que na DO adiciona-se o requisito da comprovação de quais são as características diferenciadas do produto e quais são os fatores do meio que são determinantes para essa diferença.

O pedido de registro para uma região que possui potencial deve ser feito por intermédio de uma entidade representativa dos produtores (associação, por exemplo), responsável por organizar e reunir todo o processo e documentação necessária para protocolar no INPI. Os requisitos para registro estão descritos na Resolução INPI 75/2000 e os formulários e demais instruções podem ser encontrados no site do Instituto – www.inpi.gov.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Vitivinicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada